O Sundance Film Festival 2020 está repleto de Mídias Experimentais Imersivas

Nos últimos anos, o lendário Sundance Film Festival mudou de um festival de elite dedicado à celebração da indústria de filmes independentes para um paraíso de projetos experimentais multimídia.  Desde o princípio, o programa New Frontier do Sundance tem contado com a participação de diversos conteúdos experimentais, incorporando tudo desde AR, VR e AI até big data, biotech e reconhecimento facial.

Para as comemorações da próxima edição, o New Frontier acontecerá em duas locações diferentes: New Frontier at The Ray e New Frontier Central. Esses dois lugares servirão de base para um catálogo eclético de filmes, artes e tecnologia, cuidadosamente curados para a ocasião. Dentre as obras, estão diversos projetos de vários criadores que desafiam os gêneros artísticos, um Cinema VR exibindo uma seleção de filmes imersivos, e painéis de discussão conduzidos pelas figuras mais influentes do momento na indústria.

Além de todas as atrações tradicionais do evento, o Sundance 2020 incluirá pela primeira vez o Biodigital Theater, um espaço de performances ao vivo únicas, que contarão com uma sequência rotativa de trabalhos teatrais em VR. De acordo com Shari Friolot, curador chefe do New Frontier, a ideia é oferecer uma experiência teatral em VR que possa ser aproveitada por diversos usuários, num ambiente coletivo, oferecendo uma experiência comunitária, como o próprio teatro.

Sundance Film Festival 2020
Sundance Film Festival Director John Cooper introduces the World Premiere of Nine Days by Edson Oda, an official selection of the U.S. Dramatic Competition at the 2020 Sundance Film Festival. © 2020 Sundance Institute | photo by Jemal Countess.nnAll photos are copyrighted and may be used by press only for the purpose of news or editorial coverage of Sundance Institute programs. Photos must be accompanied by a credit to the photographer and/or ‘Courtesy of Sundance Institute.’ Unauthorized use, alteration, reproduction or sale of logos and/or photos is strictly prohibited.

Frilot conta que uma das experiências envolverá roupas e equipamentos de mergulho, as pessoas estarão imersas em uma piscina enquanto usam o VR. A sensação de leveza da água combinada com os efeitos visuais em 360° do espaço sideral dão a sensação de flutuar pelos cosmos.
Além dessa experiência, segue abaixo uma lista com mais alguns dos atrativos imersivos que estarão presentes no Sundance Festival 2020:

FILMES E PERFORMANCES

  • BLKNWS – um projeto de arte, dirigido por Kahlil Joseph, que brinca com os limites entre arte, jornalismo, empreendedorismo e crítica cultural, transformando o formato de notícia em uma experiência cinemática contemporânea.
  • Infinitely Yours – uma meditação caleidoscópica, em forma de performance ao vivo, que explora o significado de viver em um mundo antropocêntrico, no meio de crises climáticas. Dirigido por Miwa Matreyek.
  • malni – towards the ocean, towards the shore – observando duas pessoas, enquanto navegam por suas relações e seu lugar no mundo, o diretor Sky Hopinika nos guia por uma versão experimental do mito de Chinookan.

EXIBIÇÕES

  • Anti-Gone – em um mundo pós mudanças climáticas, catástrofes ambientais se tornaram algo comum. Spyda e Lynxa são um casal de viajantes que exploram o mundo em sua nave, passando por tudo que um dia já existiu.
  • Hypha – uma jornada imersiva em Realidade Virtual para curar a Terra. O participante ajuda a revitalizar todo o sistema do planeta sendo um cogumelo.
  • Still Here – uma instalação imersiva e multimídia que explora o encarceramento, apagamento e gentrificação pelos olhos de uma mulher que acaba de sair da cadeia e tem que retornar ao Harlem, depois de 15 anos.

 
Essas e muitas outras obras estarão disponíveis para o público no Sundance Film Festival 2020, que acontecerá de 19 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, em Park City, Utah, nos Estados Unidos. Para conferir a programação completa do festival, clique aqui.

Leave a comment