Facebook adquire Startup especializada em AR para construir um mapa 3D onde se possa criar conteúdo no mundo inteiro

O futuro do Facebook parece estar muito direcionado para as tecnologias AR e VR. Durante a Oculus Connect 6, a companhia anunciou o Facebook Horizon, um espaço social em Realidade Virtual, no qual você pode entrar, literalmente, numa versão virtual da sua página do Facebook.  A empresa também já confirmou os rumores do desenvolvimento dos tão esperados óculos AR.
Além dos investimentos em hardware, o Facebook comprou a startup especialista em AR do Reino Unido, a Scape Technologies, uma companhia de mapeamento 3D, criando uma versão digital 1:1 do mundo real, utilizando uma técnica de posicionamento visual que eles chamam de “mecanismo de visão”.
Eles literalmente criaram uma versão digital do mundo real.

De acordo com a Techchurch, a compra foi estimada em 40 milhões de dólares, embora o Facebook não tenha revelado o que pretende fazer, de fato, com o “mecanismo de visão” da Scape. A tecnologia poderia auxiliar na busca do Facebook por expandir o uso de AR, permitindo que os usuários acessem mapas 3D usando a câmera de seus celulares ou – no futuro – os óculos AR da própria companhia.
Isso pode, potencialmente, abrir muitas portas para os usuários do Facebook e do Instagram em termos de interatividade e pode ser de grande utilidade para ferramentas relacionada ao mundo business, às escolas e à indústria de entretenimento.
Não há nenhuma pista clara com relação ao que o Facebook fará com sua nova aquisição. Pode ser que a companhia tenha comprado a Scape só para ter a tecnologia em mãos. Um porta-voz da empresa falou a Techchurch que “de tempos em tempos compramos pequenas companhias. Nem sempre discutimos o que faremos com elas.”

O que isso nos mostra, na verdade, é que o Facebook está numa busca ativa pelas melhores tecnologias AR do mercado e vem se preparando para o que pode ser a nova fase não só para as redes sociais, mas para a comunicação, para os negócios e para o entretenimento. O Spark AR Studio do Instagram se tornou muito popular nos últimos meses graças ao crescimento do catálogo de filtros AR da plataforma; além disso, a companhia já vem começando a explorar a área de compras AR no feed de seu aplicativo.

Fica muito claro que o Facebook está investindo muito em novas tecnologias e estamos muito curiosos para saber como será o nosso futuro com todas as inúmeras ferramentas de interatividade digital!

Quer entrar nesse universo de Realidade Aumentada e fazer um projeto conosco? Acesse o nosso site www.agenciacasamais.com.br que podemos desenvolver ua campanha AR para a sua empresa!

 

Leave a comment