Especialista em Metaverso
Fábio Costa, palestrante Metaverso, CEO da Agência Casa Mais

Conheça o trabalho dos primeiros brasileiros em atuar com Realidade Virtual no país e especialista em Metaverso para o mercado corporativo

Toda nova tecnologia demanda especialistas para que seja conhecida e, no caso do metaverso, não é diferente. Em 2011, quando Fábio Costa, CEO da agência Casa Mais – empresa pioneira em Realidade Virtual – estava na Austrália e teve o seu primeiro contato com essa tecnologia, sequer poderia imaginar que anos depois o seu nome seria referência no assunto. Sequer poderia imaginar que estava observando a primeira faísca para a criação do metaverso, ainda que percebesse o grande potencial da novidade.

Assim como muitas das novas tecnologias, a Realidade Virtual e Aumentada passaram por um período de assimilação e aceitação. Os recursos já eram disponibilizados, mas ainda era preciso pensar nas aplicações. Fábio Costa, que já conhecia o mercado audiovisual por atuar no setor de publicidade, passou a observar essas evoluções, não somente como um curioso nato por tecnologia, mas também de olho na primeira oportunidade para adquirir equipamentos para, por fim, criar soluções imersivas para o mercado corporativo. “Já durante a viajem, quis adquirir uma câmera que filmasse em 360 graus, para chegar ao Brasil com essa grande novidade, mas os preços eram impeditivos”, lembra ele.

Especialista em Realidade Virtual - Fábio Costa

Assim que conheceu a Realidade Virtual, na Austrália, Fábio Costa começou a trabalhar com a tecnologia no Brasil, dando início à agência Casa Mais

Contudo, por acreditar muito no campo de trabalho, ainda no mesmo ano o empresário já iniciou as suas tentativas. A primeira delas foi construir o próprio equipamento, com o uso de uma lâmpada espelhada. Embora tenha dado certo, o resultado de qualidade não foi o esperado por ele. Pouco tempo depois, conseguiu adquirir um dos primeiros modelos de câmera de captação de imagens em 360 graus, o que deu a partida no motor do novo negócio.

Desafios

Fábio Costa explica, ainda, que haviam outros desafios: “Tínhamos a câmera, mas era preciso criar formas para que as pessoas pudessem conferir o material em 360 graus.” Com a ajuda de uma equipe engajada e sempre atenta às novas tecnologias e sugestões dele, a solução para esse problema também foi encontrada, a princípio com a utilização do software Adobe Flash Player. Essa solução tinha um impecilho, pois a visualização dos vídeos em 360 graus poderia ser vista somente em computadores. Sem contar que na época os celulares batiam recordes de vendas com frequência, onde se tornava um problema para o seu novo serviço, lembra o CEO da agência Casa Mais.

Com isso em mente, ele já começou a acompanhar e pensar em soluções para a reprodução de vídeos e fotos em 360 graus nos dispositivos móveis. O destaque da atuação do especialista em Realidade Virtual não consiste somente na ideia do negócio e no comando da equipe, mas, também, no pioneirismo. Com todos os investimentos de tempo e do pouco capital que conseguiu, fez com que a agência Casa Mais fosse pioneira em Realidade Virtual e, posteriormente, criou, com maestria, as melhores formas de inserir a nova tecnologia no mercado corporativo.

Aplicações

Fábio Costa foi um dos primeiros a aplicar a tecnologia de Realidade Virtual no Brasil. Mas nem por isso parou de se atualizar sobre as novidades. Muito pelo contrário. “Me lembro que no começo, com a negativa das empresas, fazíamos casamentos e formaturas para gravação de vídeos em 360 graus, incluindo de pessoas famosas na mídia. Posteriormente, com a tecnologia difundida e com a aposta de grandes players nessa nova tecnologia, o interesse das empresas veio à tona", destaca.

“As campanhas de marketing utilizando a Realidade Virtual começou em 2014 e, a partir de então, a tecnologia VR não parou de crescer"

Fábio Costa, CEO da Agência Casa Mais, Palestrante Metaverso

Segundo ele, encarar o mercado corporativo foi uma tarefa muito mais complexa: “As empresas querem soluções e resultados palpáveis, seja em números, seja em imagem institucional, e elas têm ferramentas para medir isso”. Com esse perfil de clientes, Fábio Costa passou a ultrapassar um desafio depois do outro. Ele explica que, no começo, as empresas ainda não sabiam como explorar o que ele oferecia, mas ele sempre dava mais de uma ideia e sugestões de campanhas de marketing.

Atualmente, esse mesmo desafio acontece com o metaverso. Contudo, antes mesmo do tema ser pauta, o empresário já pensava e desenvolvia soluções imersivas, como uma evolução natural da aplicação das tecnologias nos seus projetos, bem como da unificação delas. "No final das contas, o metaverso é a junção de muitas das tecnologias que sempre aplicamos no nosso dia a dia de trabalho com as novidades que estamos sempre acompanhando e aplicando nos nossos projetos", explica.

Já em 2019, a revista Sucesso SA, fez uma entrevista com Fábio Costa - CEO da agência Casa Mais e Palestrante em Metaverso - para conhecer mais sobre a sua trajetória e como ele trouxe a Realidade Virtual para o Brasil.

Especialista em Metaverso - Fábio Costa - CEO da agência Casa Mais
Confira a matéria de Fábio Costa, CEO da Agência Casa Mais e palestrante Metaverso

Soluções

Por mais que cada cliente seja um desafio, sobretudo nos momentos de transformar as ideias em projetos, a agência Casa Mais, sob o comando de Fábio Costa, especialista em metaverso, ficou conhecida por entregar muitos resultados inéditos. “Os clientes querem inovar e usar essas novas tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada, e agora em metaverso, mas geralmente não sabem como aplicar em suas campanhas de marketing. É nessa parte que a Casa Mais entra, com ideias e soluções inovadoras para atender o cliente, sempre pensando no custo benefício. Nesses 11 anos de existência, aprendemos muito com cada job entregue e conseguimos com a nossa equipe explorar praticamente 100% dos recursos tecnológicos mais modernos que existem atualmente no mercado. Sempre nos atualizamos sobre as novidades para inserir nas nossas entregas”, complementa.

Fábio Costa - CEO Agência Casa Mais - Especialista em Realidade Virtual

Um dos principais responsáveis pela aplicação de Realidade Virtual no mercado corporativo no Brasil, o CEO da Agência Casa Mais passou a ser referência no tema, o que impulsionou a procura do seu nome também como palestrante em metaverso

E esse trabalho não ficou apenas no campo da Realidade Virtual. Em 2017, já a par de todas as tecnologias emergentes e possíveis relacionadas à Realidade Aumentada, o empresário aumentou seu leque de serviço e passou a oferecer novas soluções corporativas. Em alguns casos, é algo ainda mais impactante, já que permite a mudança de ambientes que, não raramente, são monótonos. “Conseguimos inserir o que você quiser em ambientes reais, de forma interativa e dinâmica, como avatares 3D, quadros, painéis... qualquer coisa! É um novo mundo que podemos criar no mundo real, com ações de marketing, para tornar a sua campanha mais lúdica e divertida.”

O conhecimento do palestrante em Metaverso

Imaginar produtos e negócios nem sempre é difícil, mas entender a viabilidade e inserir a sua empresa no mercado tecnológico é outra história. Fábio Costa, além de ser um dos primeiros profissionais a trazer a tecnologia de Realidade Virtual para o Brasil, encara qualquer desafio para criar verdadeiras soluções inovadoras e imersivas. E foi justamente dessa postura que nasceu a primeira plataforma utilizando o conceito metaverso voltada para o mercado corporativo, chamada plataforma REUNI. Trata-se de uma solução gamificada 3D, com o uso de avatares, que permite que as reuniões corporativas sejam feitas em um ambiente virtual em 360 graus, interativo e personalizável. E não parou por aí, o REUNI pode, ainda, por meio da tecnologia Unity, criar feiras de negócios, treinamentos, tours virtuais, show rooms e muitas outras interações, sendo elas acessadas pelo notebook ou óculos de Realidade Virtual.

Plataforma REUNI - Metaverso - Agência Casa MaisEm resumo, é um produto que permite que muitas das necessidades das empresas possam ser atendidas dentro do metaverso. É importante destacar que a ideia de criar o REUNI surgiu em maio de 2021, ou seja, antes mesmo do metaverso ser assunto recorrente. “O REUNI surgiu da necessidade de humanização do trabalho durante os tempos de home office, resultado da pandemia da Covid-19. Com essa necessidade, criamos ambientes 3D com avatares no metaverso para diversos eventos corporativos”, explica o especialista em realidade virtual.

Pensando em somar e agregar na vida das pessoas utlizando todo o seu conhecimento nessas tecnologias durante anos, ele fundou o - Projeto Alegria Virtual - que é um projeto de solidariedade, voluntariado e sem fins lucrativos. O objetivo é levar a Realidade Virtual, Realidade Aumentada e o Metaverso, como forma de terapia, para ambientes hospitalares, clínicas, casas de repouso e abrigos, bem como para outras instituições carentes. O projeto começou em 2019 e tem parcerias com diversas instituições, entre elas: GRAACC, Instituto Neymar Jr, Bompar, HCB (Hospital da criança de Brasilia), Tucca, Abrigo Ozanam.

Democratização da informação

Depois de tantas conquistas e de todo pioneirismo, Fábio Costa é conhecido como um dos melhores especialistas em Realidade Virtual do Brasil, sendo a principal referência quando o assunto é o mercado corporativo. Por isso, atua, também, como palestrante em Metaverso sobre o tema.  “Fundei a Agência Casa Mais em 2011 e nesse tempo percebi que muitos resultados inovadores podem ser alcançados com o uso dessas tecnologias. É importante que os profissionais de criação, marketing e publicidade, entre outros, entendam como utilizar de forma assertiva o VR, AR, MX e agora o metaverso, em suas ações de markting. Esse é um dos temas que abordo nas minhas palestras sobre metaverso, além de cases de sucesso”, explica.

CEO Agência Casa Mais - Fábio Costa - Especialista em Realidade Virtual

Alguns anos depois do começo da sua jornada, o especialista em metaverso passou a ser convidado para falar sobre o tema em diversos eventos

O profissional já apresentou seu conhecimento em diversos eventos como na feira Futurecom, Mice Experience e da rede hoteleira Vila Galé, Evento Opcon, Webinar do Meio & Mensagem além de acumular palestras sobre metaverso em instituições e faculdades como: PUC, ESPM, FAAP, ETEC, SENAC e FAPCOM. Ele comandou diversos cases de sucesso em projetos VR e AR para mais de 100 clientes de diversos segmentos, incluindo grandes empresas como Itaú, Heineken, Boticário, GE, Volvo, Centauro, iFood, Accor Hotels, Netflix, entre outras.

Evento Opcon - Fábio Costa - MetaversoM&M_webinar_Post_Fábio Costa_metaverso/

Em nossa landing page você pode conhecer um pouco mais sobre o metaverso e suas funcionalidades para o mundo corporativo. E para conhecer mais sobre trabalho de Fábio Costa, CEO da Agência Casa Mais, como especialista e palestrante em metaverso. Entre em contato agora mesmo pelo e-mail ou whats:

(11) 9 9608.9564

fabiocosta@agenciacasamais.com.br