A Apple começa a estudar áudio imersivo para Realidade Aumentada

A Apple começa a estudar áudio imersivo para Realidade Aumentada

Uma nova patente da Apple, divulgada em 31 de dezembro, sugere que a empresa possa estar explorando novos meios de fazer com que o áudio digital soe mais realista, o que pode ser crucial para os avanços de Realidade Aumentada da companhia.

O documento do produto patenteado detalha que a nova tecnologia poderia dividir um sinal de áudio em diversos caminhos diferentes, passando a impressão de que o som está vindo de vários lugares diferentes e não de um único speaker direcional. O produto poderia ser utilizado para tornar conteúdos de entretenimento mais imersivos.

“O sinal de áudio processado pode realçar um filme, algum evento esportivo, um videogame ou outra experiencia vista em alguma tela, adicionam a sensação de ‘estar lá’”, diz o documento.

A patente inclui múltiplos exemplos de como a tecnologia pode ser aplicada. Um dos cenários destacados nos desenhos contidos na patente é o que representa como seria o funcionamento do som saindo de um laptop e seu possível movimento pelo espaço, para parecer que vem de longe. Outro exemplo mostra o efeito oposto, mostrando como a tecnologia faz com que o usuário tenha a sensação de o som estar vindo de trás dele.

Não é a primeira vez que a Apple patenteou algum tipo de tecnologia de áudio. Em novembro, a companhia patenteou fones de ouvido que fariam ligações telefônicas soarem mais naturais, colocando digitalmente as vozes da ligação dentro do ambiente no qual você se encontra.

As tecnologias descritas em documentos patenteados nem sempre se materializam em produtos, e não significam que a Apple esteja de fato trabalhando neles. Mas, levando em conta todas as mais recentes patentes da companhia, há uma grande possibilidade de que estejam ao menos explorando algum jeito de fazer o áudio ser mais vívido, experimentando com tecnologias que virtualmente coloquem os sons no ambiente a sua volta.

Os estudos de caso apresentados no documento parecem estar focados em como essa nova tecnologia pode ser aplicada em notebooks da Apple, mas é possível ver como ela pode ser usada para otimizar as experiências de Realidade Aumentada.

A Apple já oferece ferramentas para desenvolvimento de apps de alta qualidade em AR para iPhones e iPads. A Apple já oferece ferramentas para desenvolvimento de apps de alta qualidade em AR para iPhones e iPads. Inclusive o iphone 11 traz várias novidades para os amantes da tecnologia de Realidade Aumentada. O CEO da Apple, Tim Cook, diz que o desenvolvimento de Realidade Aumentada é uma prioridade da companhia, daqui pra frente. Com o alto investimento da empresa na área de AR, faz sentido que estejam mesmo pesquisando sobre o aprimoramento do sistema de áudio imersivo.

Quer desenvolver um projeto usando novas tecnologias? Entre em contato conosco pelo site agenciacasamais.com.br ou pelo telefone: (11) 3467 – 1985.

WhatsApp chat
Close Panel