A combinação de Realidade Virtual e eSports pode revelar a grande nova estrela do futebol

A combinação de Realidade Virtual e eSports pode revelar a grande nova estrela do futebol

 

 

A Realidade Virtual lidera uma nova onda de treinamentos tecnológicos.

Sem dúvidas, o eSports é uma das das indústrias que crescem mais rápido no mundo atualmente. Os video-games competitivos já são considerados como esportes oficiais, até mesmo os atletas profissionais, amadores ou universitários já podem contar com o início da incorporação da Realidade Virtual e outras novas tecnologias de simulação como parte de seu treinamento.

Com isso, surgiu a AYCE, Associação Americana de Futebol Cooperativo para Jovens, uma organização focada no em combinar tecnologia VR de ponta com especialistas de treinamento dos atletas em um ambiente digital.

O primeiro grande passo da AYCE é desenvolver a partir da parceria da Indiana Soccer com o Manchester, com a Rezzil, companhia inglesa especialista em VR, uma plataforma de treinamentos de eSports que possa ajudá-los a projetar os jogadores de elite para o campo.

Utilizando a plataforma analitica GYO Score, combinada com as ferramentas de VR da Rezzil, os treinadores poderão capturar e transformar milhares de “movimentos naturais” em dados sobre os jogadores enquanto eles treinam no campo ou em um ginásio, fornecendo aos atletas uma avaliação analítica profunda, incluindo o nível de habilidades do jogador, bem estar, e outras diversas capacidades cognitivas.

Treinando através da plataforma VR da Rezzil’s, os jogadores interagem com uma bola virtual enquanto se movimentam com seus corpos como se tivessem em um campo de futebol real. Tackers da Vive são acoplados em suas pernas para que sejam capturados seus movimentos durante a experiência, permitindo que eles interajam com o mundo virtual do game usando o próprio corpo. Enquanto os jogadores praticam, um holograma digital guia eles através de diferentes técnicas de treinos. Toda a simulação virtual será fortemente apoiada na idéia de esports, o que fará a fusão entre VR e Game, resultando em uma rica experiência de dados.

Nós já sabemos porque a Realidade Virtual é fantástica para o treinamento de atletas. Ela potencializa a experiência de treinamentos convencionais, ajuda você a tomar decisões durante a competição, e possibilita que encare oponentes sem os riscos do contato físico. Mas onde exatamente o eSports entra nisso tudo?

Durante uma entrevista, Steve Isaacs, professor de Game Design e Desenvolvimento na Bernards Township Public Schools, Líder e Inovador Digital em PBS, e especialista em eSports, explicou que tudo é devido a popularidade. Segundo Issac, “A maneira que os jovens consomem conteúdos atualmente através da Twitch, YouTube, etc. Todas essas ferramentas de conteúdo de games vem crescendo muito, como uma nova forma de ver TV”, e adiciona “os esportes coletivos estão começando a migrar seu “märketing share” para o eSports, então eles estão desenvolvendo organizações conjuntas entre eSports e seus próprios profissionais de clubes.

 

 

Ele ainda acrescenta que, de uma perspectiva escolar, currículos começaram a ser desenvolvidos em áreas incluindo SEL, CTE, STEM/STEAM, produção visual, e ainda existem muitas escolas de artes de língua inglesa usando eSportes assim como a fundação.

O eSports está literalmente reformando como os atletas e não atletas aprendem e treinam. O que esta associação está fazendo é fundir todos esses pensamentos para incentivar o “gameplay” de esportes físicos.

“Acreditamos que a habilidade de fornecer soluções tecnológicas é crucial para ajudar jogadores de eSports aprimorarem seus talentos nos jogos que eles tanto amam.” disse Dave Guthrie, Diretor Executivo da Indiana Soccer em uma entrevista. “Neste caso, participar de uma simulação de treino virtual, assim como obter detalhamentos analíticos dos games terá extrema importância no desenvolvimento de nossos jogadores.”

O tempo irá dizer se a parceria entre a Indiana Soccer e a Rezzil vai produzir o grande novo talento do futebol mundial através do treinamento com o VR e eSports. Mas independente disso, iniciativas como essa já são um “Golaço” para a Realidade Virtual e os eSports!

Já podemos esperar nosso novo Neymar nascendo de iniciativas como essa? Gostou de como o VR vem revolucionando diversas áreas de atuação e desenvolvimento social?

Entre em contato conosco e traga sua empresa ou projeto para a nova era da comunicação!