A nova API de profundidade do ARCore eleva as experiências AR em Android a um novo patamar

A nova API de profundidade do ARCore eleva as experiências AR em Android a um novo patamar

Essa semana, a Android anunciou o lançamento do ARCore Depth API, uma nova ferramenta que permite que os desenvolvedores acessem aos algoritmos de profundidade-por-movimento do ARCore para criar experiências AR mais realistas. De forma simples, o Depth API permite que os criadores gravem um mapa de profundidade de seu ambiente usando uma câmera RGB, como as que encontramos nos smartphones.

A ferramenta captura múltiplas imagens, de vários ângulos diferentes, e referência todas essas imagens conforme você anda pelo espaço na intenção de trackear a distância de seu dispositivo e dos objetos reais.

Como exatamente isso é útil? Bom, a habilidade de trackear profundidade oferece novas possibilidades de oclusão. Isso significa que objetos digitais representados em Realidade Aumentada aparecerão agora na frente ou atrás dos objetos reais.

O time da Android diz que a oclusão estará disponível na ferramenta de desenvolvimento “Scene Viewer”, que é a ferramenta responsável pelas capacidades AR do Google Search. Como parte da parceria com a plataforma especialista em decoração Houzz, a Android também oferecerá a experiência “View My Room” , que te permite visualizar móveis e acessórios em qualquer espaço, em 3D, antes de comprá-los.

Imagine só: você está jogando seu Pokémon Go, num dia ensolarado no parque, quando você recebe uma notificação de que um Scyther selvagem está em algum lugar próximo. Você abre o modo AR em seu aplicativo e escaneia a área com sua câmera; conforme você passa por uma árvore larga, é possível ver uma cauda verde surgindo por trás do tronco. Ao se aproximar, o monstro surge por entre a folhagem. Sem o recurso de oclusão, o Scyther teria ficado por cima da árvore, de maneira desajeitada. Ao invés disso, com a tecnologia de sensores de profundidade oferece uma experiência mais imersiva, misturando o personagem digital naturalmente com o mundo real.

“Usando o ARCore Depth API, as pessoas conseguem uma preview mais realista dos produtos que irão comprar, visualizando os modelos 3D ao lado dos móveis que já existem em seu espaço”, diz Sally Huang, Gerente de Tecnologias Visuais na Hauzz. “Ao fazer isso, os consumidores se sentem mais confiantes ao realizar uma compra.”

Além de oclusão, o time da ARCore já vem pensando em diversas melhorias que oferecerão físicas mais realistas, superfícies interativas e caminhos planejados.

Para desenvolver sua aplicação de Realidade Aumentada, entre em contato conosco pelo site agenciacasamais.com.br ou pelo telefone: (11) 3467 – 1985.-