TREINAMENTO EM REALIDADE VIRTUAL

Situações Simuladas
para um Melhor
Atendimento

Desafio

equipe de RH da Accor Hotéis precisava de uma maneira fácil e interativa para lidar com o direcionamento dos seus colaboradores. Contudo, era preciso considerar que tais colaboradores estão em mais de 330 hotéis pelo Brasil. Com isso, era preciso otimizar o uso do tempo e a logística, bem como instruir cada profissional de forma homogeneizada, para que todos finalizassem o treinamento dominando a mesma abordagem dos hóspedes, por meio do aprendizado sobre as regras e as vantagens do programa de benefícios da marca.

 

Solução

Com a ajuda da Realidade Virtual, criamos uma simulação de hospedagem. Em primeiro lugar, construímos uma narrativa na qual uma cliente utiliza o seu cartão de fidelidade “LeClub” para se hospedar em uma das unidades da rede. Elaboramos a experiência com a finalidade de mostrar a situação  da mesma forma que aconteceria em um procedimento real e cotidiano, acompanhando todo o processo, que vai desde o agendamento realizado pela internet até seu check-in, passando, igualmente, pela estadia completa e, por fim, pelo check-out.

 

Veja a
Simulação de
Hospedagem

Descrição

Durante o treinamento em Realidade Virtual, os funcionários receberam todas as instruções detalhadas diretamente nos óculos VR, com o auxílio de locução em off e motions graphics com informações de apoio. Assim, conseguimos fazer com que nenhum detalhe ficasse de fora. Além disso, ao final da experiência cada colaborador realizou uma avaliação em múltipla escolha, ainda dentro do ambiente de Realidade Virtual. Nessa fase, conseguimos avaliar, deforma intuitiva e interativa,  o grau de absorção e de aprendizado durante a experiência de cada colaborador.

Como resultado, ficou claro para o cliente que a nova plataforma de treinamento em Realidade Virtual não só resolve um grande problema de logística atribuído, mas também é eficaz para unificar a informação de forma prática e assertiva.  Os resultados superaram a expectativa, uma vez que com a imersão total durante o treinamento em Realidade Virtual os colaboradores conseguiram chegar a um nível mais elevado de foco e atenção ao conteúdo. Isso tudo sem contar, ainda, com a experiência de participar de um treinamento vívido, no qual toda a prática necessária foi descrita de forma evidente, no ambiente comum de trabalho. Por isso, os resultados dos testes foram muito superiores aos constatados por meio dos métodos de treinamento.

Uma nova forma de realizar treinamentos corporativos

 

Para uma empresa como a Accor Hotéis, o atendimento é um ponto primordial, por isso, a qualidade dos serviços oferecidos se tornam prioridade. Como resultado desse perfil, exista uma busca constante por melhorias, de tal forma que é preciso seguir rígidos padrões de performance. Com a inclusão do projeto em Realidade Virtual, a empresa conseguiu fazer com que a aprendizagem desses padrões seja mais leve, atrativos e eficiente, com o propósito de gerar um engajamento natural. Dessa forma, cada colaborador aprendeu, de maneira divertida e imersiva, todo o conteúdo apresentado na experiência em VR.

Esse treinamento em Realidade Virtual foi utilizado como piloto no Hotel Pullman, em Guarulhos. Contudo, o resultado foi tão positivo e expressivo, que a empresa comprou óculos de Realidade Virtual para deixar em cada um dos hotéis de sua rede, com o intuito de disseminar o conteúdo VR para que todos possam ter essa incrível experiência. Consequentemente, foi criada uma forma muito assertiva para a capacitação dos colaboradores.

 

“Muito legal,

ficou do jeito que estávamos pensando!”

Paulo Cegala,

Learning & Development na Accor Hotéis

Veja Também

Case Itaú Personalitté