TREINAMENTO EM REALIDADE VIRTUAL

Situações Simuladas
para um Melhor
Atendimento

Desafio

A equipe de RH da Accor Hotéis precisava de uma maneira fácil e interativa para lidar com o direcionamento dos seus colaboradores espalhados entre seus mais de 330 hotéis pelo Brasil. A ideia era otimizar tempo e logística, e ainda assim instruir de forma homogeneizada, para que todos os funcionários da rede tivessem a mesma abordagem com os hóspedes, aprendendo sobre as regras e vantagens do programa de benefícios.

Solução

Com a ajuda da Realidade Virutal, criamos uma simulação de hospedagem, construímos uma narrativa em que uma cliente utilizando o seu cartão de fidelidade “LeClub” se hospeda em uma das unidades da rede, acompanhando todo o seu processo, que vai desde o agendamento realizado pela internet, até seu check in, estadia completa e check out.

Veja a
Simulação de
Hospedagem

Descrição

Durante o treinamento em Realidade Virtual, os funcionários receberam todas as instruções detalhadas através do óculos VR, com o auxílio de locução em off e motions graphics como informações de apoio, fazendo com que nenhum detalhe fique por fora. Ao final da experiência, cada colaborador realizou uma avaliação em múltipla escolha, que aconteceu ainda submerso no ambiente de Realidade Virtual, onde é avaliado de forma intuitiva e interativa, medindo então qual o grau de absorção e aprendizado foi adquirido na experiência por cada um.

Com isso, ficou claro para o cliente que essa nova plataforma de treinamento em Realidade Virtual, além de resolver o grande problema de logística atribuído, também foi eficaz em unificar a informação de forma prática e assertiva, e para a nossa sua surpresa, os resultados foram além do esperado, pois com a imersão total durante o treinamento em Realidade Virtual, os colaboradores conseguiram reter maior foco e atenção no conteúdo, aumentando assim sua capacidade de absorção e entendimento, além de acompanhar de um modo muito vívido todo o treinamento sendo descrito na prática, alí, em seu ambiente comum de trabalho, o que fez com que os resultados dos testes fossem avaliados com uma média muito acima dos padrões alcançados em métodos de treinamentos anteriores.

Para uma empresa como a Accor Hotéis, o atendimento é um ponto primordial, a qualidade dos serviços oferecidos se tornam prioridade, sempre buscando uma melhora contínua, com isso eles seguem rígidos padrões de performance, e com a inclusão deste projeto em Realidade Virtual, conseguiram fazer com que esses padrões se tornassem mais leves, atrativos e muito eficientes, gerando um engajamento natural, onde cada colaborador aprendeu de maneira divertida e imersiva todo o conteúdo VR apresentado.

Esse treinamento em Realidade Virtual foi utilizado como piloto no Hotel Pullman em Guarulhos para os seus colaboradores, sendo que o resultado foi tão positivo e expressivo, que ele resolveram comprar os óculos de Realidade Virtual para deixar em cada um dos hotéis de sua rede e disseminar o conteúdo VR para que todos pudessem ter essa incrível experiência e capacitar ainda mais os colaboradores de forma assertiva.

“Muito legal,

ficou do jeito que estávamos pensando!”

Paulo Cegala,

Learning & Development na Accor Hotéis

Veja Também

Case Itaú Personalitté

WhatsApp chat
Close Panel