Audi funda Start-Up para levar Realidade Virtual para passageiros que buscam fugir do tédio e sentir menos enjoo durante os trajetos de carro
Audi funda Start-Up para levar Realidade Virtual para passageiros que buscam fugir do tédio e sentir menos enjoo durante os trajetos de carro.

Audi funda Start-Up para levar Realidade Virtual para passageiros que buscam fugir do tédio e sentir menos enjoo durante os trajetos de carro

Usar a tecnologia de Realidade Virtual no carro parece um ótimo jeito de matar o tempo em longas viagens, mas existem alguns fatores que podem te impedir de colocar uns óculos VR na cabeça enquanto estiver no banco do passageiro: enjoos causados pelo movimento, curvas inesperadas e a falta de um conteúdo interessante. A Audi pretende mudar isso com uma nova tecnologia, que será divulgada na CES esta semana.

A empresa automobilística fundou uma start-up chamada holoride que está desenvolvendo uma plataforma que integrará os movimentos do carro com o conteúdo em Realidade Virtual, permitindo que os passageiros vejam vídeos 360, experiências e joguem jogos em VR. A companhia diz que a plataforma será aberta e disponibilizada para todas as concessionárias e produtoras de conteúdo.

A Audi e a holoride tem uma demo da plataforma VR em teste, que usa uma experiência dos Vingadores como base, chamada Marvel Avengers: Rocket’s Rescue Run, uma experiência em Realidade Virtual in-car para passageiros, construída pela Disney Games e pela Interactive Experiences.

”Usando os óculos de Realidade Virtual, o passageiro do Audi e-tron é transportado para o espaço sideral: o Audi e-tron funciona agora como uma nave comandada pelos Guardiões da Galáxia, enquanto o passageiro viaja por um campo de asteroides junto com o Rocket, personagem que aparecerá no Marvel Studios’S Avengers: Endgame nos próximos meses. Cada movimento com carro é refletido na experiência, em tempo real. Se o carro faz uma curva fechada, o jogador faz a mesma curva em Realidade Virtual. Se o Audi e-tron acelera, a nave da experiência faz o mesmo,” diz a Audi.

A start-up disponibilizará um kit de desenvolvimento do software, que dizem que “serve como a interface do veículo e transfere os dados de acordo com a realidade de cada carro, permitindo que os desenvolvedores criem mundos que podem ser experimentados em cada carro,” segundo a companhia.

Um dos benefícios do sistema é a menor chance de sentir enjoos causados pelo movimento, que ocorre quando um usuário de Realidade Virtual tem a percepção de um movimento que não vai de acordo com o que ele esperava. A Audi diz que a experiência visual e a percepção real do usuário estão sincronizadas, fazendo com que as chances de enjoo diminuam consideravelmente.

“A Audi, a Marvel, Disney Games e a Interactive Experiences estão comemorando o décimo aniversário da Marvel Studios com uma experiência dos Vingadores que combina conteúdo de alta qualidade e uma tecnologia inovadora,” diz Mike Goslin, Vice-Presidente da Disney Games e Interactive Experiences. “Apesar dessa demo ter sido desenvolvida somente como um experimento, estamos sempre em busca de novas tecnologias para valorizar nossas histórias e experiências.”

A start-up holoride pretende lançar seu sistema integrado de Realidade Virtual nos próximos três anos usando óculos VR comuns para os passageiros. A companhia tem como meta de longo prazo fazer com que os eventos do trânsito façam parte das experiências, por exemplo: se o usuário parar no semáforo ele pode encontrar obstáculos inesperados no jogo ou, no caso de um programa educativo, o jogador pode ser surpreendido por um rápido Quiz.

WhatsApp chat
Close Panel