Brasileiro, principal criador do HOLOLENS, disputa prêmio europeu.

Brasileiro, principal criador do HOLOLENS, disputa prêmio europeu.

O Engenheiro curitibano Alex Kipman tornou-se o primeiro brasileiro finalista do Prêmio Inventor Europeu, na categoria de países de fora da Europa com o Hololens.

A premiação é uma das competições mais prestigiadas do gênero e presta homenagem à criatividade de inventores em todo o mundo, os quais usam suas capacidades técnicas, científicas e intelectuais para contribuir de verdade com o progresso tecnológico e o crescimento econômico e, assim, melhorar o dia a dia das pessoas.

A invenção de Kipman destacou-se em meio a mais de 500 inscrições neste ano e foi escolhida para ser um dos 15 concorrentes que disputaram o prêmio do Escritório Europeu de Patentes.

Filho de diplomata, Kipman fez parte do ensino básico e médio no Brasil, mas cursou engenharia nos Estados Unidos. Ele hoje mora fora do país, mas começou a desenvolver o projeto do Hololens enquanto trabalhava na filial brasileira da Microsoft. Apesar das dificuldades na educação no Brasil, o engenheiro disse acreditar que a determinação e o talento do brasileiro inspiram o desenvolvimento de inovações.

Kipman também é conhecido pela criação do Kinect, o sensor de movimentos desenvolvido para os consoles Xbox 360 e Xbox One, ambos também da Microsoft.

A vencedora na categoria de Kipman foi a americana Esther Sans Takeuchi, que inventou as baterias compactas presentes em desfibriladores cardíacos e marca-passos. Apesar de não ter levado o prêmio, o engenheiro disse que se considera um vencedor por ter o trabalho reconhecido. Segundo ele, o Hololens está revolucionando a interação entre os seres humanos à medida que tem a utilização disseminada.

Ao todo, foram cinco categorias (indústria, pesquisa, pequenas e médias empresas, países de fora do EPO e reconhecimento da obra), com três finalistas cada.

Ainda para o segundo semestre deste ano, a Microsoft está se preparando para lançar o Hololens 2. Os detalhes sobre o que podemos esperar dessa nova versão incluem o fato de que ela será mais confortável, mais leve e com um campo de visão ampliado.

E aí, o que achou?

WhatsApp chat
Close Panel