Atualmente, acompanhamos muitas discussões sobre quais são as funções mais assertivas da Realidade Virtual e o que podemos fazer com esse tipo de tecnologia no nosso dia a dia de trabalho. Um campo que sempre se destaca, inegavelmente, é o potencial que essa ferramenta tem de se aproximar ainda mais da nossa realidade.
E isso é feito de maneira que o cérebro assimila a experiência como algo muito perto da realidade. Essa aplicação da tecnologia com o aplicativo VR é muito útil para aprendermos a lidar com alguns traumas, mas sem a necessidade de um impacto real que apresente riscos.
Na experiência do treinamento virtual SIPAT deste case, o trabalhador percorre um longo percurso pelas instalações de uma obra. Durante essa jornada imersiva, ele se depara com algumas situações de risco, nas quais fica evidente a necessidade do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e o treinamento adequado para evitar acidentes que podem arriscar a vida dele e a segurança de todos os companheiros de trabalho.