Chimpanzés libertados de laboratório tem sua vida contada através da Realidade Virtual

Chimpanzés libertados de laboratório tem sua vida contada através da Realidade Virtual

Em diversas partes do mundo, os testes laboratoriais em animais ainda são bem comuns. A prática invasiva e dolorosa parece não evoluir juntamente com a ciência.

Dessa forma ocorreu com os chimpanzés Hercules e Leo, que durante quase 18 anos foram submetidos a procedimentos médicos em laboratórios dos Estados Unidos, com eletrodos implantados em seus músculos e sendo forçados a andar verticalmente para o sucesso da pesquisa.

Recentemente o Project Chimps – organização sem fins lucrativos, responsável pela libertação de mais de 200 chimpanzés – salvou Hercules e Leo dos terríveis testes de laboratório e os colocaram em contato com a natureza pela primeira vez.

Todas as etapas de libertação e o dia a dia dos animais foram registrados e fazem parte do projeto VR Doc Series, que foi desenvolvido pelo estúdio de realidade virtual Condition One.

A experiência imersiva levará o usuário para a reserva natural do projeto, localizada no estado da Géorgia nos Estados Unidos. As câmeras captam todos os momentos em que os animais veem pela primeira vez a luz do sol, dando seus primeiros passos em solos de onde nunca deviam ter sido retirados.

Os chimpanzés além de serem os protagonistas do projeto são capazes de fornecer uma experiência única, sua individualidade e inteligência tornam-se claras e espera-se que levem a uma maior conscientização de como nossas ações afetam a vida de espécies tão semelhantes quantos nós humanos.

A experiência está disponível por US$ 1,99 pelos aplicativos do estúdio Condition One, no Oculus Go e Samsung Gear VR.

Legal esse projeto né? Ficamos na torcida para que a Realidade Virtual possa contar mais histórias com finais felizes como essa.

WhatsApp chat
Close Panel