Como o VR está ajudando no combate ao COVID-19

Como o VR está ajudando no combate ao COVID-19

Em tempos de isolamento, a propagação do COVID-19 tem feitos todas as áreas se reinventarem, buscando por novas soluções para problemas causados pela pandemia, principalmente na medicina.

Segundo o Dr. Jack Pottle, fundador e médico chefe da Oxford Medical Simulation, “A Realidade Virtual é fantástica para o treinamento eficiente e eficaz de pessoas”.

Com sedes em Boston e Londres, a companhia é responsável pela criação de programas na área de saúde com o uso da Realidade Virtual. Atualmente estão dedicados ao desenvolvimento de uma plataforma de treinamento online que será disponibilizada gratuitamente para hospitais e universidades de medicina pelo mundo todo.

O dr. Jack complementa, “Normalmente nós licenciamos nosso programa para universidades, hospitais e sistemas de saúde, mas ultimamente somos uma empresa focada no impacto. Isso significa que temos a performance de funcionários desafiando situações de improviso no cuidado de pacientes, com toda essa pressão colocada pelo COVID-19 nós pensamos, precisamos ir até essas pessoas o mais rápido possível, porque o treinamento delas nunca foi tão importante, e eles tem médicos e profissionais de enfermagem inseridos em situações clínicas que ainda não estão preparados para lidar.”

A pandemia tem exigido muito da capacidade dos sistemas de saúde, e os novos profissionais são contratados não apenas para lidar com casos de COVID-19, mas também para todos os demais casos que acontecem dentro de um hospital, como ataques cardíacos, derrames e diferentes infecções.

“Os doutores e enfermeiros que normalmente cuidam desse tipo de pacientes, estão agora lidando com recomendações médicas de especialistas, e muitos desses novos recrutas são médicos e enfermeiros vindos de outras áreas de especialidades que lidam com o fator emergencial, ou estudantes de medicina sem muita experiência” explica o Dr. Pottle. 

 

Simuladores de Interatividade

A Oxford Medical Simulation, ou apenas OMS, vem desenvolvendo centenas de diferentes cenários, sendo todo eles imersivos, interativos e adaptáveis às ações dos usuários.

Em um cenário médico, por exemplo, você pode simular a rotina de um médico. Pode conversar com o paciente e fazer perguntas, e eles são capazes de responder. Você pode, por exemplo, examiná-los ouvindo seus batimento cardíacos, fazer investigações, interpretar resultados, fazer diagnósticos e indicar um tratamento. Também é capaz de fazer prescrições médicas, falar com pessoas pelo celular e pedir para que os enfermeiros assegurem que o trabalho em equipe seja efetivo. Resumindo, você é capaz de fazer tudo que normalmente realizaria na vida real. 

 

Um novo paradigma para o treinamento médico em VR

 O Dr. Pottle iniciou sua carreira no campo de educação psicológica. Algo que o fez posteriormente liderar e criar a Oxford Medical Simulation. “Eu pude observar o quão desconexa era forma de ensino de como indicar exames, e o que era preciso conhecer dentro do ambiente médico, que existe para salvar a vida de pessoas.”

 Ele então passou a desenvolver simulações físicas, treinando médicos com a ajuda de atores e manequins. “Isso funcionou muito bem, mas não era realmente acessível, não era possível distribuir isso em grande escala. “A Realidade Virtual resolveu todos esses problemas, e a forma que os usuários responderam a tecnologia foi extremamente positiva. “Eles amaram o VR, não somente pelo fator impressionante que ele gera por si só. Eles amaram porque essa tecnologia é capaz de simular situações que nunca poderiam ser feitas no mundo real. Como estudante ou residente, você nunca pode tratar um paciente, e de alguma forma humana, acabar errando, e ficar por isso mesmo. A plataforma da OMS é um sistema que provide isso a eles com segurança, além de que tudo esteja sendo monitorado pelos seus instrutores. Isso é realmente poderoso.”

É realmente interessante ver o quão necessário é o avanço tecnológico e o quanto ferramentas como a Realidade Virtual podem se tornar grandes aliadas no combate ao COVID-19.

 

Que tal aplicar as Novas Tecnologias no seu negócio? Entre em contato conosco pelo site agenciacasamais.com.br ou pelo telefone: (11) 3467 – 1985 que podemos te ajudar!