Experiência em Realidade Virtual recria a Casa de Anne Frank

Experiência em Realidade Virtual recria a Casa de Anne Frank

Anunciado este mês, o museu da Casa de Anne Frank se associou ao desenvolvedor Force Field VR para recriar o Anexo Secreto onde Anne Frank e sua família viveram escondidos, entre julho de 1942 até sua prisão em agosto de 1944. Usando tecnologia de visualização de ponta e extensa pesquisa histórica, o resultado final abre a experiência em realidade virtual para um público ainda mais amplo de uma forma totalmente imersiva.

O lançamento da turnê VR foi programado para coincidir com o que teria sido o 89º aniversário de Anne e oferece aos espectadores a oportunidade de visitar os quartos no Anexo Secreto, recriados para terem a aparência que teriam durante a Segunda Guerra Mundial.

A imersão dará a chance de voltar no tempo para ver como seria para Anne Frank durante a ocupação nazista entre 1942 e 1944. A tour durará cerca de 25 minutos, percorrendo todas as salas do Anexo Secreto, que ainda estão mobiliadas como estavam durante a guerra.

Disponível em sete idiomas (holandês, inglês, alemão, francês, espanhol, português e hebraico), a experiência é oferecida gratuitamente e contém uma visita direta e um Story Mode, onde o eco das anotações de diário de Anne Frank é ouvido em cada sala. As partículas de poeira trazem a ausência gritante dos habitantes do Anexo presentes de forma comovente, enquanto citações de seu diário narram a experiência.

Este tipo de imersão abre portas para aqueles que não puderem visitar o museu pessoalmente ou para que, experiências em VR possam ser usadas em escolas como ferramenta complementar de docentes. Especialmente quando combinada com a narração de histórias, permite que os alunos desenvolvam empatia com situações fora do seu atual domínio de compreensão e permitam que eles estejam totalmente imersos em sua própria exploração e aprendizado.

O passeio virtual ao museu é gratuito e pode ser baixado para os headsets Samsung Gear e Oculus Go.

E você, gostaria de visitar algum país ou museu sem sair de casa?

WhatsApp chat
Close Panel