Experiência em Realidade Virtual retrata incidente em Hiroshima.

Experiência em Realidade Virtual retrata incidente em Hiroshima.

No dia 06 de agosto de 1945, há 73 anos, o céu da cidade de Hiroshima foi cruzado por militares americanos que lançariam a bomba atômica Little Boy que matou 140 mil pessoas. Três dias depois, uma segunda bomba matou 70 mil pessoas em Nagasaki. O Japão se rendeu seis dias depois disso, terminando a Segunda Guerra Mundial.

Antes do bombardeio, Hiroshima tinha 90.000 edifícios, dos quais apenas 28.000 permaneceriam depois. Apenas 20 médicos (de 200) e 150 enfermeiros (de 1.780) foram capazes de trabalhar após a explosão.

Recentemente, um grupo de estudantes japoneses do ensino médio produziu uma experiência de Realidade Virtual de cinco minutos que recria as imagens e sons de Hiroshima antes, durante e depois que os EUA lançaram uma bomba atômica na cidade.

Ao transportar os usuários de volta no tempo para o momento em que uma cidade foi transformada em um terreno baldio, os alunos e seus professores esperam garantir que algo semelhante nunca aconteça novamente.

Usando fones de ouvido de realidade virtual, os usuários podem dar um passeio ao longo do rio Motoyasu antes da explosão e ver as empresas e edifícios que ali existiam. É possível explorar os correios e o pátio do Hospital Shima, onde os esqueletos de um prédio agora conhecido como Cúpula da Bomba Atômica ficam às margens do rio, um grande testemunho do que aconteceu.

Para recriar Hiroshima, eles estudaram fotos antigas e cartões postais e entrevistaram os sobreviventes do bombardeio para ouvir suas experiências e obter seus comentários sobre as imagens em VR. Eles usaram software de computação gráfica para adicionar mais detalhes, como iluminação e desgaste natural nas superfícies dos edifícios.

A ideia da criação deste projeto em VR serve para dar a dimensão devastadora dos ataques e respeitar a memória daqueles que perderam a vida durante a Segunda Guerra Mundial.

Impressionante, não?  Quais outros fatos históricos você gostaria de acompanhar em uma simulação em Realidade Virtual.

WhatsApp chat
Close Panel