Facebook adquire Startup especializada em AR para construir um mapa 3D onde se possa criar conteúdo no mundo inteiro

Facebook adquire Startup especializada em AR para construir um mapa 3D onde se possa criar conteúdo no mundo inteiro

O futuro do Facebook parece estar muito direcionado para as tecnologias AR e VR. Durante a Oculus Connect 6, a companhia anunciou o Facebook Horizon, um espaço social em Realidade Virtual, no qual você pode entrar, literalmente, numa versão virtual da sua página do Facebook.  A empresa também já confirmou os rumores do desenvolvimento dos tão esperados óculos AR.

Além dos investimentos em hardware, o Facebook comprou a startup especialista em AR do Reino Unido, a Scape Technologies, uma companhia de mapeamento 3D, criando uma versão digital 1:1 do mundo real, utilizando uma técnica de posicionamento visual que eles chamam de “mecanismo de visão”.

Eles literalmente criaram uma versão digital do mundo real.

De acordo com a Techchurch, a compra foi estimada em 40 milhões de dólares, embora o Facebook não tenha revelado o que pretende fazer, de fato, com o “mecanismo de visão” da Scape. A tecnologia poderia auxiliar na busca do Facebook por expandir o uso de AR, permitindo que os usuários acessem mapas 3D usando a câmera de seus celulares ou – no futuro – os óculos AR da própria companhia.

Isso pode, potencialmente, abrir muitas portas para os usuários do Facebook e do Instagram em termos de interatividade e pode ser de grande utilidade para ferramentas relacionada ao mundo business, às escolas e à indústria de entretenimento.

Não há nenhuma pista clara com relação ao que o Facebook fará com sua nova aquisição. Pode ser que a companhia tenha comprado a Scape só para ter a tecnologia em mãos. Um porta-voz da empresa falou a Techchurch que “de tempos em tempos compramos pequenas companhias. Nem sempre discutimos o que faremos com elas.”

O que isso nos mostra, na verdade, é que o Facebook está numa busca ativa pelas melhores tecnologias AR do mercado e vem se preparando para o que pode ser a nova fase não só para as redes sociais, mas para a comunicação, para os negócios e para o entretenimento. O Spark AR Studio do Instagram se tornou muito popular nos últimos meses graças ao crescimento do catálogo de filtros AR da plataforma; além disso, a companhia já vem começando a explorar a área de compras AR no feed de seu aplicativo.

Fica muito claro que o Facebook está investindo muito em novas tecnologias e estamos muito curiosos para saber como será o nosso futuro com todas as inúmeras ferramentas de interatividade digital!