Galeria de arte em AR permite aos colecionadores a compra de obras de arte de casa

Galeria de arte em AR permite aos colecionadores a compra de obras de arte de casa

Com o prolongamento da pandemia de COVID-19, a economia tem sido severamente impactada em diversas indústrias no mundo todo, incluindo o arcado de arte. Com a quarentena decretada pelos governos e o estrito protocolo de distanciamento social, museus e galerias de arte foram fechados, tornando difícil para os artistas exporem seus trabalhos para possíveis compradores.

É aí que a All Show entra. Desenvolvido pelo designer chileno Sebastian Errazuriz, All Show é uma exibição de arte para artistas independentes e designers publicarem suas obras de arte para que seus potenciais compradores possam vê-las durante a quarentena. Diferente das galerias de arte online já existentes, a All Show oferece suporte para webAR, permitindo o acesso a modelos 3D de cada peça e podendo posicioná-las no seu ambiente real para ver como ficariam, sem a necessidade de outros apps adicionais.

Para começar, basta acessar AllShow.io em qualquer dispositivo iOS ou Android, selecionar a obra de arte que você mais gostar e clicar na opção “Ver em AR” no canto inferior direito a tela para ter uma preview de como a peça ficará no seu ambiente.

De acordo com Errazuriz, a tecnologia AR começa a ter um papel fundamental no mundo da arte contemporânea, ela muda não só o modo como a arte é vista, mas também como é criada.

“Existem grandes ineficiências atormentando a indústria de arte que podem ser suavizadas com a Realidade Aumentada,“ disse o artista. “Colecionadores estão financeiramente debilitados, mas estarão sempre abertos para oportunidades de investimento em arte, especialmente se for para ajudar os artistas que os inspiram. A pandemia será a nova escola de expressão criativa.”

Como foi apontado pela revista de arquitetura e design, Dezeen, os artistas expandem sua visão com a ajuda da tecnologia e sua relação pessoal com a arte moderna via Instagram.

“A Realidade Aumentada vai perturbar o mundo da arte e do design do mesmo modo que as plataformas digitais mexeram com a indústria da música, do jornalismo e do cinema, “ disse Errazuriz em um vídeo no seu perfil do Instagram.

Com todos os estabelecimentos não-essenciais fechados por pelo menos mais algumas semanas, a All Show pode ser exatamente a ferramenta que os artistas independentes precisam para se manterem até que museus e galerias sejam reabertos para o público.

As tecnologias modernas, AR e VR, provaram ser substitutos eficazes para diversas atividades e eventos que antes exigiam uma relação interpessoal; talvez agora seja o momento perfeito para essas indústrias reavaliarem seu papel e verem como podem ser ajudadas pelas tecnologias imersivas.

Que tal aplicar as Novas Tecnologias no seu negócio? Entre em contato conosco pelo site agenciacasamais.com.br ou pelo telefone: (11) 3467 – 1985 que podemos te ajudar!