Microsoft anuncia o Hololens 2

Microsoft anuncia o Hololens 2

A Microsoft apresentou a nova versão de seus famosos óculos de Realidade Mista: o Hololens 2. Comparado a sua primeira versão, ele é um pouco menor e mais leve; porém seu campo de visão é 2x maior.

O novo Hololens usa lasers para criar um display de MEMs, mas, ao invés de projetar as imagens direto da sua retina, o laser passa por waveguides que ficam bem na frente dos seus olhos. Isso funciona assim: o laser acerta os espelhos, que escaneam as imagens, cerca de 54 mil vezes por segundo, e eles direcionam os fótons para as waveguides. Com isso, para fazer uma imagem maior, a Microsoft só precisou aumentar o ângulo de rotação dos espelhos, o que fez com que as imagens ficassem mais claras, podendo chegar a uma qualidade de display de 2K por olho.

O resultado disso é um FOV (field of view) maior do que o da versão anterior, os hologramas parecem mais naturais e não clipam tanto quanto antes, por terem uma densidade maior. A própria Microsoft afirmou que “não há competição pelos próximos dois ou três anos que consiga chegar próximo ao nível de fidelidade das imagens do novo Hololens.”

No novo modelo, há também pequenas câmeras na ponte do nariz que, por meio de scan, autenticam o usuário e ajustam a imagem de acordo com a distância pupilar de cada um.

Uma melhoria importante feita no Hololens 2 é o fato dele entender os movimentos de sua mão. O primeiro Hololens pedia que você fizesse movimentos de pinça para selecionar os objetos desejados; o novo modelo enxerga como você articula os dedos naturalmente, dessa forma você pode pegar qualquer coisa da forma que faria se elas fossem objetos reais. Por exemplo: se você vir um botão, não precisa mais pinçá-lo, basta pressioná-lo e o comando já é entendido pelos óculos. É um modo mais instintivo de interagir e não há a necessidade de aprender comandos especiais, tornando o Hololens 2 mais fácil de usar.

O sensor Azure Kinect, localizado na parte frontal do dispositivo, faz um scan bem mais fidedigno que o antigo, além de ser muito mais rápido e ter uma qualidade maior.

Para ser usado no dia a dia, o Hololens precisava ser muito mais confortável. Por isso, em sua nova versão, o hardware fica na parte de trás; isso faz com que o centro de gravidade dos óculos mude para o centro da cabeça, maximizando o conforto por dividir igualmente seu peso.

Outros ajustes também foram feitos de um modelo para o outro, como a opção de colocar uma fita no centro para acoplar a cabeça – como no HTC Vive –, a espuma da testa foi feita para acomodar diversos formatos de cabeça e pode ser removida para limpeza. O Hololens 2 também acomoda melhor as pessoas que utilizam óculos de grau.

O lançamento do Hololens 2 está previsto para o final deste ano. O headset MX (Mixed Reality) será vendido somente para empresas e custará em torno de 3.500 dólares.

WhatsApp chat
Close Panel