Indústrias 4.0 aperfeiçoam e aceleram a fabricação de veículos

Indústrias 4.0 aperfeiçoam e aceleram a fabricação de veículos

As indústrias 4.0, representativas da Quarta Revolução Industrial, são caracterizadas pelo uso de novas tecnologias para que haja a automação e rápida troca de dados durante o processo de produção. Muitas indústrias já estão aderindo ao novo modelo de montagem e as grandes automobilísticas não ficaram para trás.

No Brasil, a Volkswagen utiliza tecnologias como a Realidade Aumentada, Virtual e Inteligência Artificial para otimizar diversos processos. Se você realizar uma visita a qualquer uma das fábricas da empresa, você vai encontrar engenheiros automobilísticos interagirem com carros que ainda nem existem. Eles interagem com uma carroceria que possui apenas chassi, bancos, painel e volante enquanto usam um headset VR. Assim, é possível que eles mexam no capô do veículo, abram as portas, mudem cores e texturas virtualmente, e criam os protótipos virtuais dos automóveis. Dessa forma, o processo é feito de maneira mais rápida e eficiente.

Assim como os carros, ambientes de trabalho também são testados virtualmente antes de sua instalação. Os funcionários conseguem andar pelo ambiente virtual da produção e explorá-lo, avaliando a ergonomia dos postos de trabalho, considerando o melhor posicionamento e disposição dos objetos no espaço, prevenindo futuras e eventuais interferências na área.

A Volkswagen também investiu muito em Inteligência Artificial. Por toda a linha de produção da fábrica, existem robôs que se comunicam entre si, garantindo rapidez e precisão na fabricação dos automóveis. Cada carroceria possui uma Tag RFiD, que funciona como um código de barras mais avançado, sendo possível adicionar atualizações durante o processo. Quando a carroceria chega a uma estação de trabalho, os robôs leem o código e absorvem as informações já presentes nele, sabendo, então, como devem proceder e que operações executar.

Essas estratégias têm mostrado ótimos resultados. Basta olhar para as tabelas da Volkswagen para notar a diferença: o tempo de desenvolvimento de um protótipo demora cerca de nove meses, o tempo total de produção do automóvel diminuiu em 25% e a automatização da linha de produção aumentou consideravelmente. A marca mostrou que é possível aplicar o conceito de indústria 4.0 e obter sucesso, oferecendo para os clientes mais qualidade, em menos tempo.

Que tal aplicar novas tecnologias na sua empresa? Entre em contato conosco pelo site agenciacasamais.com.br ou pelo telefone: (11) 3467 – 1985.

WhatsApp chat
Close Panel