REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA

NO MERCADO IMOBILIÁRIO

As Novas Possibilidades da Realidade Virtual e Aumentada
para o Mercado Imobiliário

A pandemia e a consequente necessidade de afastamento social abriu espaços para reflexões sobre novos modelos de negócios e soluções que, atualmente, já não são consideradas apenas provisórias. O mercado imobiliário foi um dos que mais sofreram e precisaram encontrar saidas inovadoras, sobretudo quando abordamos o nicho corporativo, que depende da ocupação de lajes para sobreviver. Uma das respostas mais interessantes para o afastamento social foi a retomada de atividades, mas com um maior espaço entre as pessoas e suas estações de trabalho, algo que já é uma realidade em muitas torres.

Contudo, os tempos de pandemia trouxeram outro impasse: como apresentar os imóveis para os interessados (possíveis compradores, locatários ou investidores) sem que haja a necessidade de contato social, considerando que as visitas presenciais nesse tipo de negociação são fundamentais?

Sim, é do conhecimento do mercado que o tour virtual com fotos em 360 graus podem ser utilizadas para essa finalidade e isso acontecia antes mesmo da pandemia. Contudo, esse recurso utilizado de forma simples realmente proporciona retornos consideráveis? Foi justamente pensando em melhorar a participação da Realidade Virtual e Aumentada no mercado imobiliário que a Agência Casa Mais aprimorou a aplicação dessa tecnologia com o objetivo de alavancar negócios.

Vídeos em 360 graus

O tour virtual utilizando um vídeo em 360 graus ou um video em 3D, tendem a proporcionar uma visitação mais real e imersiva ao empreendimento. O vídeo, que pode contar com um corretor apresentando o local, pode ser publicado nas redes sociais da empresa e permite que o próprio usuário gire a sua visualização, arrastando o mouse ou girando o celular. Além disso, é possível aprimorar a experiência com a utilização de óculos de Realidade Virtual.

Nesse vídeo em 360 graus, enquanto o corretor fala e anda pelo local, ele pode apontar para determinados pontos, dos quais é possível criar pop-ups com informações, além de ser algo que facilita a compreensão.

Video em 3D

Video em 360 graus

Tour Virtual Dubai

Tour Virtual Lorenzini

Novas aplicações para as fotos em 360 graus

O Tour Virtual com as fotos em 360 graus são interessantes e já usadas no mercado imobiliário. Mas, para melhores resultados de ações do tipo, a Agência Casa Mais criou aplicações diferenciadas desse recurso para deixá-lo mais intuitivo e atrativo. A proposta é, então, que o visitante tenha acesso as imagens, nas quais ele mesmo pode navegar, de todas as áreas, até mesmo de uso comum, da rua, da portaria e de todas as que podem ser interessantes para ele, da mesma forma que ele observaria presencialmente.

Para uma melhor organização, é possível criar uma página no qual o visitante consegue visualizar, em miniaturas da tela, um mapa virtual de todas as áreas que ele pode visitar. Ao clicar em uma delas, ele vai diretamente para o ambiente. Em todas as fotos em 360 graus, é possível “andar” pelos cômodos e espaços, bem como girar a visualização, seja utilizando um computador, um celular  ou até mesmo um óculos de Realidade Virtual. Nos espaços, uma boa ideia é inserir interações e pop-ups com informações sobre acabamentos, medidas, etc. Além disso, o incorporador pode inserir um ícone para atendimento imediato, como via WhatsApp ou e-mail.

Fotos Aéreas da Vista de Todos os Andares

Mesmo que o empreendimento não esteja construído, a Realidade Virtual permite que o interessado confira a vista do andar desejado, por meio de fotos em 360 graus, tiradas com um drone, em alturas equivalentes a todos os andares.

Esse recurso pode ajudar, até mesmo, na escolha de um andar, já que o próprio interessado pode trocar por meio de um menu e comparar as diferentes vistas.

Vista dos Andares - DIA

Vista dos Andares - NOITE

Acompanhamento de obras em 360 graus

Saber como andam as obras é importante para muitos incorporadores e investidores, ainda que as visitas periódicas sejam trabalhosa, já que é preciso observar com afinco as instalações e fazer comparações com as visitas anteriores.

Para facilitar essa tarefa, a Agência Casa Mais disponibiliza profissionais que podem ir até a obra periodicamente para gravar vídeos em 360 graus e mostrar essa evolução. Esse material é utilizado para a criação de uma visita virtual, na qual os interessados podem conferir cada detalhe apenas girando o seu celular. E com a inserção de motions graphics VR, mostrando a porcentagem da execução das etapas.

Julho 2019

Janeiro 2020

Setembro 2020

Realidade Aumentada

Uma das maiores vantagens da Realidade Aumentada é a possibilidade de visualizar informações e objetos em 3D ao invés de 2D, dando mais imersão e interatividade ao projeto. No planejamento urbano e na arquitetura, por exemplo, plantas, desenhos e renderizações são apresentados de maneira plana.

Isso é uma maneira interessante de apresentar como determinados projetos serão uma vez concluídos. A Realidade Aumentada surge como uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer um. Isso pode ser através de um smartphone ou um tablet. E esta tecnologia AR permite que o cliente veja a maquete virtual do empreendimento em um formato totalmente inovador.

Maquete Virtual em Realidade Aumentada