Mercedes aposta em navegação em Realidade Aumentada.

Mercedes aposta em navegação em Realidade Aumentada.

A Mercedes-Benz, grande fabricante de automóveis, nunca escondeu sua paixão por tecnologia imersiva. Em seus modelos de veículos de luxo anteriores, já experimentaram diversas aplicações em Realidade Virtual e Realidade Aumentada, desde um Manual de Usuário em AR e uma experiência imersiva de compra de automóveis em VR até uma experiência de Tour em Realidade Aumentada com diversos vídeos em 360°. Mas agora fica claro que a empresa dará um passo à frente, aplicando a mesma tecnologia em ferramentas dentro dos seus próprios automóveis.

 

As apostas tecnológicas para o Lançamento do Classe-S 2021

A empresa  anunciou neste mês que seu sistema operacional interno, o  MBUX infotainment system, terá algumas atualizações que estarão disponíveis no decorrer deste ano junto ao lançamento do novo modelo de automóvel, o Mercedes-Benz Classe-S 2021. Uma destas atualizações, será a inclusão de um display heads-up aprimorado com AR que projeta as principais informações de navegação diretamente na linha dos olhos do motorista, com informações como direcionamento do caminho, velocidade, e distância de objetos a frente, fazendo com que ele não precise desviar o olhar da estrada para verificar seu GPS, trazendo os nomes das ruas e setas que indicam para que lado fazer a curva, tudo isso projetado no seu parabrisa da frente.

 

Projeção no para-brisa do Classe-S 2021

 

Também será incluso um painel  3D com a tecnologia de rastreamento ocular, o eye-tracking. De acordo com o carro e o motorista presente, o painel de LCD terá uma grade de abertura que se movimenta em sincronia com a cabeça do motorista, criando um efeito estereoscópico. Os donos dos veículos poderão desabilitar essa ferramenta caso considerem muito distrativas.

Outras futuras atualizações incluem o “Hey Mercedes”, o assistente inteligente acionado por comando de voz, tres telas touchscreens nos assentos traseiros para os passageiros poderem compartilhar mídias e destinos, controles avançados por gestos e segurança através da biometria. Quando perguntado se esses recursos estarão disponíveis para outros modelos de veículos, eles disseram que “alguns desses recursos” poderão ser adquiridos através da loja “Mercedes Me”.

 

 

O modelo de 2021 do Mercedes-Benz Classe-S fora do país estará disponível até o final do ano, contendo o seu novo recurso de AR incluso no MBUX Infotainment system.

E aí, empolgados para dar uma volta em um carro com recursos tecnológicos que ja vimos aplicados em séries como Black Mirror? Mais uma vez as tecnologias XRs vem dominando as novidades do mercado.

Confira nosso portfólio de experiencias em Realidade Aumentada, e descubra soluções de como projetar sua empresa para o futuro.