Montadora de veículos inaugura o primeiro laboratório em Realidade Virtual do Brasil.

Montadora de veículos inaugura o primeiro laboratório em Realidade Virtual do Brasil.

A Volkswagen do Brasil dá um passo importante para o desenvolvimento e avanço de sua infraestrutura tecnológica e melhoria de processos em sua fábrica localizada em São Bernardo do Campo (SP). A inauguração de um laboratório de realidade virtual onde é possível simular a produção de veículos que ainda não foram lançados utilizando recursos de uma linha de montagem que também não existe fisicamente, possibilita o treinamento de funcionários antes da operação real, antecipando ajustes e correções que geram economia de tempo e recursos.

Segundo a Volkswagen, no laboratório os profissionais vestem o Hololens , headset de realidade mista capaz de projetar cada mudança de design ou equipamento diretamente sobre o modelo físico e assim podem ingressar em postos de trabalho e andar pelo ambiente de produção, segurar uma peça virtual e até sentir o impacto no chão caso ela caia. Também é possível visualizar em tamanho real modelos de veículos que serão lançados no futuro.

No laboratório os funcionários também podem interagir entre sí no mesmo ambiente virtual, ou até com profissionais que estão em países ou fábricas diferentes através de microfones que fazem parte do Hololens.

A nova oficina virtual integra o projeto Fábrica Digital que a engenharia de manufatura da Volkswagen do Brasil vem desenvolvendo desde 2008. Com o uso de mais de 50 softwares, são simulados virtualmente os processos produtivos, ergonomia de postos de trabalho, novas construções de prédios, infraestruturas e até escritórios da empresa antes de serem instalados fisicamente. Essas simulações são feitas em computadores e a partir de agora também podem serem inseridas no laboratório de realidade virtual com o Hololens.

A Volkswagen calcula que as simulações ajudam com a antecipação de problemas captados pela Fábrica Digital e já garantiram economias superiores R$ 100 milhões, ao evitar correções que teriam sido necessárias em apenas seis grandes projetos implementados nos últimos cinco anos.

Os projetos de VR e AR da Volkswagen fazem parte do conceito Indústria 4.0, onde as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação são aplicadas aos processos de manufatura.

A partir de sistemas Cyber-físicos, internet das coisas e internet dos serviços, os processos tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Interessante né? Em quais outros mercados os laboratórios em Realidade Virtual podem ser utilizados?

WhatsApp chat
Close Panel