Náusea causa pela Realidade Virtual pode estar com os dias contados.

Náusea causa pela Realidade Virtual pode estar com os dias contados.

Você já sentiu algum desconforto ao utilizar realizar uma experiência de imersão com Realidade Virtual?

Náusea, enjoo, cansaço visual e dores de cabeça são efeitos que podem ocasionalmente podem estar relacionados ao uso aparelhos de realidade virtual. Porém, nem todo mundo que utiliza a tecnologia apresenta tal desconforto.

Mas por que isso ocorre?

Uma explicação para a náusea é a confusão que a realidade virtual provoca no cérebro, uma vez que o corpo não acompanha a visão apresentada no headset. Por exemplo, ao usar óculos VR enquanto estiver sentado, como a movimentação vista não vale para o corpo inteiro, a pessoa pode ficar enjoada.

Para tentar contornar essa situação, a LG está desenvolvendo um projeto com sistema deep learning, eliminando a latência do tempo de resposta juntamente com o embaçado na experiência de imersão com os óculos.

Em parceria com a Universidade Sogang na Coreia do Sul, a LG Display desenvolveu uma solução que transforma conteúdos de baixa resolução em imagens de alta resolução, reduzindo significamente o atraso entre o movimento de um usuário e esse movimento sendo refletido na tela.

O sistema deve ter gráficos mais realistas e maior fluidez entre as imagens, diminuindo consideravelmente o delay que o cérebro cria em relação à visão.

Especula-se que a LG está trabalhando com o Google para criar a tela de realidade virtual mais avançada do mundo atrelado a esse projeto que, segundo as empresas, pode superar o HTC Vive Pro.

E você? Já deixou de utilizar um óculos VR com receio de sentir náuseas? Conta pra gente!

WhatsApp chat
Close Panel