O Precision OS lança sua nova ferramenta multiplayer para treinamentos cirúrgicos em VR

O Precision OS lança sua nova ferramenta multiplayer para treinamentos cirúrgicos em VR

A startup canadense, Precision OS, acaba de introduzir uma nova ferramenta multiplayer para sua ferramenta de treinamento cirúrgico em VR. Isso significa que cirurgiões e enfermeiros podem trabalhar juntos na mesma sala de cirurgia, mesmo que estejam a quilômetros de distância, fisicamente. Esse novo atributo colaborativo pode ser muito útil para o avanço das pesquisas sobre corona vírus, por exemplo.

A funcionalidade multiplayer permite que até cinco pessoas trabalhem juntas na mesma sala. “A função multiplayer permite acesso simultâneo de várias pessoas a mesma sala de cirurgia. Cada usuário tem seu própria avatar para realizar os procedimentos, ” explica Dr. Danny Goel, estudante de cirurgias ortopédicas e Diretor Executivo da Precision OS.

A falta de acesso a treinamentos cirúrgicos de qualidade vem afetando as companhias médicas. Na era do avanço das tecnologias e dos procedimentos, treinamentos são, geralmente, um fator limitante, pois tomam muito tempo. Os treinamentos atuais variam muito em efetividade e quase nunca levam à perfeição cirúrgica. Já é um fato consolidado que diminuir a atividade cognitiva do cérebro torna os treinos mais eficazes, e é nisso que as tecnologias imersivas podem ajudar.

Mesmo antes da pandemia de Corona vírus, os treinamentos tradicionais simplesmente não estavam à altura para educar os cirurgiões de hoje, não davam conta da demanda exigida. E essa situação só se agravou, obviamente, com as circunstancias trazidas pela chegada do COVID-19. Os residentes nas áreas cirúrgicas estão tendo cada vez menos oportunidades de colocar a mão na massa e isso vem afetando sua confiança e autonomia. Uma porcentagem significativa desses residentes não se sentiram preparados para realizar um procedimento na conclusão de sua residência, e mais de 90% optaram por estender os estudos por mais um ano.  Na tentativa de mudar essa situação, a Bancada Americana de Cirurgia (ABS) recomendou: “ao invés de aumentar o número de casos assim, deveríamos melhorar a qualidade de nosso ensino, tanto na área clínica, quanto na de habilidades cirúrgicas. ” As tecnologias imersivas se provaram essenciais nesse processo.

A nova e aprimorada ferramenta colaborativa multiplayer traz o conceito de loop-learning, um conceito baseado em procurar, explorar e fazer decisões, sempre perguntando “por quê? ”. Diferente de métodos single-loop, como palestras e vídeos, os módulos do Precision OS são interativos e encorajam os usuários a mergulhar numa simulação ultrarrealista que dá espaço para erros e abre um ciclo de aprendizado construtivo.

A melhora nos recursos garante que diversos usuários em diferentes locais acessem simultaneamente os módulos de ensino. A plataforma é compatível com o headset Oculus Quest, sendo uma opção portátil e com ótimo custo-benefício, que pode ser utilizada me qualquer lugar do mundo.

Com o “novo normal” imposto pelo Corona vírus que deve durar por um longo período, é crucial que encontremos novas alternativas para manter nossas rotinas. Explorar e implementar novas ferramentas colaborativas com a tecnologia de XR é uma de nossas melhores alternativas, até agora e pode nos beneficiar de diversas formas.

Que tal implementar as novas tecnologias na sua empresa nesse tempo difícil? Entre em contato conosco pelo site agenciacasamais.com.br ou pelo telefone: (11) 3467 – 1985 que podemos te ajudar!