O Sundance Film Festival 2020 está repleto de Mídias Experimentais Imersivas

O Sundance Film Festival 2020 está repleto de Mídias Experimentais Imersivas

Nos últimos anos, o lendário Sundance Film Festival mudou de um festival de elite dedicado à celebração da indústria de filmes independentes para um paraíso de projetos experimentais multimídia.  Desde o princípio, o programa New Frontier do Sundance tem contado com a participação de diversos conteúdos experimentais, incorporando tudo desde AR, VR e AI até big data, biotech e reconhecimento facial.

Para as comemorações da próxima edição, o New Frontier acontecerá em duas locações diferentes: New Frontier at The Ray e New Frontier Central. Esses dois lugares servirão de base para um catálogo eclético de filmes, artes e tecnologia, cuidadosamente curados para a ocasião. Dentre as obras, estão diversos projetos de vários criadores que desafiam os gêneros artísticos, um Cinema VR exibindo uma seleção de filmes imersivos, e painéis de discussão conduzidos pelas figuras mais influentes do momento na indústria.

Além de todas as atrações tradicionais do evento, o Sundance 2020 incluirá pela primeira vez o Biodigital Theater, um espaço de performances ao vivo únicas, que contarão com uma sequência rotativa de trabalhos teatrais em VR. De acordo com Shari Friolot, curador chefe do New Frontier, a ideia é oferecer uma experiência teatral em VR que possa ser aproveitada por diversos usuários, num ambiente coletivo, oferecendo uma experiência comunitária, como o próprio teatro.

Frilot conta que uma das experiências envolverá roupas e equipamentos de mergulho, as pessoas estarão imersas em uma piscina enquanto usam o VR. A sensação de leveza da água combinada com os efeitos visuais em 360° do espaço sideral dão a sensação de flutuar pelos cosmos.

Além dessa experiência, segue abaixo uma lista com mais alguns dos atrativos imersivos que estarão presentes no Sundance Festival 2020:

FILMES E PERFORMANCES

  • BLKNWS – um projeto de arte, dirigido por Kahlil Joseph, que brinca com os limites entre arte, jornalismo, empreendedorismo e crítica cultural, transformando o formato de notícia em uma experiência cinemática contemporânea.
  • Infinitely Yours – uma meditação caleidoscópica, em forma de performance ao vivo, que explora o significado de viver em um mundo antropocêntrico, no meio de crises climáticas. Dirigido por Miwa Matreyek.
  • malni – towards the ocean, towards the shore – observando duas pessoas, enquanto navegam por suas relações e seu lugar no mundo, o diretor Sky Hopinika nos guia por uma versão experimental do mito de Chinookan.

 

EXIBIÇÕES

  • Anti-Gone – em um mundo pós mudanças climáticas, catástrofes ambientais se tornaram algo comum. Spyda e Lynxa são um casal de viajantes que exploram o mundo em sua nave, passando por tudo que um dia já existiu.
  • Hypha – uma jornada imersiva em Realidade Virtual para curar a Terra. O participante ajuda a revitalizar todo o sistema do planeta sendo um cogumelo.
  • Still Here – uma instalação imersiva e multimídia que explora o encarceramento, apagamento e gentrificação pelos olhos de uma mulher que acaba de sair da cadeia e tem que retornar ao Harlem, depois de 15 anos.

 

Essas e muitas outras obras estarão disponíveis para o público no Sundance Film Festival 2020, que acontecerá de 19 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, em Park City, Utah, nos Estados Unidos. Para conferir a programação completa do festival, clique aqui.

WhatsApp chat
Close Panel