Pesquisadores da Microsoft desenvolvem um sistema de caminhada redirecionada em VR

Pesquisadores da Microsoft desenvolvem um sistema de caminhada redirecionada em VR

No filme Ready Player One, adaptação de Steven Spielberg do livro de mesmo nome de Ernest Cline, as pessoas preferem viver no mundo virtual do jogo OASIS do que no mundo real. Lá, eles andam por ruas reais usando gadgets de Realidade Virtual para entrar no jogo; os equipamentos mapeiam o mundo real e adaptam o mundo virtual de acordo com o ambiente em que estão, para que não haja nenhum acidente.

Técnicos em tecnologia, ao assistirem o filme, se perguntavam se esse tipo de coisa seria, um dia, factível. É difícil imaginar como o mundo virtual conseguiria se adaptar e compensar as mudanças no mundo real para permitir a movimentação em espaços abertos e públicos.

Os pesquisadores da Microsoft já têm respostas para isso! A publicação do documento apresentado como parte do ACM Symposium on User Interface Software and Technology (UIST) intitulado “DreamWalker” escrito pelo estudante PhD da Stanford University Jackie Yang, que era estagiário da Microsoft na época das pesquisas, e pelos pesquisadores da empresa Eyal Ofek, Andy Wilson e Christian Holz. O documento descreve, em detalhes, como eles construíram um sistema de caminhada em escala real em Realidade Virtual, em cima de um headset Samsung Odyssey, apenas adicionando alguns equipamentos sensoriais.

O documento completo está disponível no site da Microsoft e tem 14 páginas de informações. Mas, em suma, dizem: “nós exploramos um futuro no qual as pessoas passam um tempo consideravelmente maior na Realidade Virtual, até mesmo em momentos de locomoção entre um lugar e outro do mundo real”.

No vídeo, vemos diferentes meios pelos quais o software te auxilia a permanecer no caminho certo, inclusive usando personagens humanos animados que se movem para o lugar de obstáculos reais detectados pelo headset e te guiam até seu destino.

Na conclusão do documento, os pesquisadores – após um teste que envolvia 8 pessoas se locomovendo pelo campus da universidade usando os equipamentos – afirmam que “cada participante andou confiante por 15 minutos com o DreamWalker, mostrando o potencial do nosso sistema em tornar caminhadas pelo mundo real mais divertidas”.

Deu vontade de explorar o mundo da Realidade Virtual? Entre em contato conosco pelo site agenciacasamais.com.br ou pelo telefone: (11) 3467 – 1985, que podemos te ajudar!

WhatsApp chat
Close Panel