ARRASTE E DESCUbRA
Ficha técnica
Cliente:
SIPAT
Projeto:
Treinamento em Realidade Virtual
ANO:
2018
Tecnologias:
Realidade VIRTUAL
MISSÃO
Desenvolver um projeto de treinamento virtual SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), com o intuito de incentivar — de forma lúdica e tecnológica — a realização de ações que fazem parte da cultura do trabalho em diversas empresas. Além de evidenciar tais ações que previnem acidentes de diferentes origens, era preciso alertar sobre como pequenas precauções podem evitar grandes acidentes.
Simulando um ambiente de trabalho de uma obra, a experiência VR colocou o usuário de diversas empresas em algumas situações de possíveis riscos. Com isso, ficou evidente, de fato, que eram situações que poderiam trazer um impacto muito grande na realidade. Por fim, ficou claro que a Realidade Virtual é muito importante para simular situações de risco de forma eficaz, mas sem que exista um risco real.
DESCRIÇÃO

Atualmente, acompanhamos muitas discussões sobre quais são as funções mais assertivas da Realidade Virtual e o que podemos fazer com esse tipo de tecnologia no nosso dia a dia de trabalho. Um campo que sempre se destaca, inegavelmente, é o potencial que essa ferramenta tem de se aproximar ainda mais da nossa realidade.

E isso é feito de maneira que o cérebro assimila a experiência como algo muito perto da realidade. Essa aplicação da tecnologia com o aplicativo VR é muito útil para aprendermos a lidar com alguns traumas, mas sem a necessidade de um impacto real que apresente riscos.

Na experiência do treinamento virtual SIPAT deste case, o trabalhador percorre um longo percurso pelas instalações de uma obra. Durante essa jornada imersiva, ele se depara com algumas situações de risco, nas quais fica evidente a necessidade do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e o treinamento adequado para evitar acidentes que podem arriscar a vida dele e a segurança de todos os companheiros de trabalho.