UM TOQUE DIGITAL NO MUNDO REAL

AR, a ponte para o futuro visto nos filmes de ficção científica.

A Realidade Aumentada (ou AR, de Augmented Reality) é tendência do mundo moderno, cada vez mais têm surgido aplicações móveis utilizando a tecnologia. Com ela os usuários podem explorar o mundo real complementando com informações virtuais, gerando uma ótima oportunidade de interação com sua marca ou produto.

Diferente da Realidade Virtual, que cria um ambiente totalmente artificial, a realidade aumentada usa o ambiente existente e incluí novas informações digitais nesse espaço real.

A aplicação mais comum da tecnologia de Realidade Aumentada promove a interação entre um dispositivo virtual (celular, tablet, computador ou até mesmo um televisor) com elementos estáticos que ativam o dispositivo, seja por QR Code ou qualquer outra imagem pré-estabelecida que inicie uma animação virtual.

É possível a criação de menus especiais e objetos digitais, que inclusive possibilitam a interação com o mundo real, fomentando o diálogo e ampliando a experiência do usuário com a marca.

As diferenças entre
Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Podemos dizer que a Realidade Virtual seria como entrar em um mundo dos sonhos, totalmente imersivo, onde você tem a “real” sensação de estar lá, isso utilizando os óculos VR. Por sua vez, a tecnologia de Realidade Aumentada permite incluir dentro da realidade real objetos do mundo dos sonhos.

A Realidade Virtual aborda exclusivamente o mundo digital. Quando as imagens, vídeos e sons ao seu redor são substituídos por conteúdos virtuais em 360 graus, gerados e geridos por computador. O objetivo dessa tecnologia é teletransportar o usuário para outro lugar, utilizando os óculos de Realidade Virtual, ele fica totalmente imerso no ambiente.

E na Realidade Aumentada tem o objetivo que o usuário veja os elementos do mundo real e consiga inserir objetos digitais no seu cotidiano, ou seja, o usuário continua vendo o mundo real e complementa com alguns elementos virtuais. Logo, na Realidade Aumentada, a ideia é aumentar a realidade com informações adicionais devidamente alinhadas com a visão do usuário.

Baixe nosso Aplicativo e Confira essa Experiência

No mundo encantado da Realidade Aumentada, você descobrirá como é fácil interagir e integrar diversas funcionalidades desta nova tecnologia a sua marca ou produto.
Para realizar essa experiência, basta baixar o app na loja pelos links abaixo e depois de aberto, basta apontar para a janela abaixo e esperar toda magia acontecer!

Ativação utilizando a
Realidade Aumentada

Apesar da Realidade Aumentada existir há anos, só foi com a presença de GPS, câmera e capacidade AR nos smartphones Android e IOS que a tecnologia ganhou maior destaque entre os usuários finais. Confira como ocorre o processo de ativação:

01

Apontar

Apontar

O usuário aponta a câmera do seu dispositivo para fazer a leitura de algum objeto e captar as informações que estão disponíveis.

02

Escanear

Escanear

O dispositivo interpreta o objeto mandando as imagens, em tempo real, fazendo uma interpretação de acordo com objeto

03

Visualizar

Visualizar

O dispositivo de saída exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se fossem uma coisa só. Tudo em segundos.

Os usos mais comuns da tecnologia de Realidade Aumentada são em smartphones e tablets, mas também pode ser usado em headsets AR, como o da Microsoft Hololens. Apesar desse último ser considerado um headset de Mixed Reality, a ideia é a inserção de objetos virtuais no mundo real, que é um conceito da Realidade Aumentada. Atuamos na elaboração dos objetos virtuais 3D animados e na produção de softwares para leituras dos objetos reais e estáticos que serão convertidos para os visores dos dispositivos eletrônicos. Nós da agência Casa Mais contamos com um estúdio de criação digital e especialistas com expertise para produzir todo esse conteúdo AR para sua marca. Tradicionalmente conhecida como uma agência full service, nossas ativações contam com soluções completas, como a produção gráfica de painéis, totens, locação de dispositivos eletrônicos e treinamento de uma equipe qualificada com conhecimento sobre a tecnologia para a realização efetiva de sua campanha.

Possibilidades para sua marca

A Realidade Aumentada não tem limite de aplicações. Embora a tecnologia AR ainda esteja em fase de amadurecimento, inúmeras ações podem ser realizadas e são desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada cliente e suas expectativas. Hoje, ela já é utilizada em diversos setores como o de entretenimento, medicina, indústria e publicidade, por exemplo.

Confira alguns CASES de sucesso que nós da Agência Casa Mais desenvolvemos para alguns de nossos clientes utilizando a tecnologia de Realidade Aumentada. Nesse vídeo didático você poderá ver diferentes tipos de aplicações e ações inovadoras que criamos utilizando essa poderosa ferramenta AR, sem contar o desenvolvimento de aplicativo que estão nas lojas da Apple Store e Google Play de nossos clientes para que o usuário consiga baixar e ter essa experiência na sua casa e em qualquer lugar.

Alguns bons exemplos disso é a criação 3D de produtos, que podem ser sobrepostos aos objetos reais, os explorando de forma criativa, tanto para instruções detalhadas de uso, quanto para reforçar seus atributos com animações mais divertidas e lúdicas.

Outro exemplo, são os vídeos Institucionais em Realidade Aumentada, que podem trazer suas mídias digitais para o seu produto no PDV, além da oportunidade de explorar interações no seu próprio cartão de visita.

Ou então os games de Realidade Aumentada, que vem se popularizando muito, como é o caso do Pokémon Go. Diante disso, desenvolvemos um game AR para a instituição social GRAACC, onde ao aproximar dois marcadores visuais, o vilão e o mocinho se materializam e interagem entre sí.

Em uma ação AR criada para o Serasa Experian, existia um painel com dados totalmente embaralhados, onde ao apontar a câmera de um tablet com uma aplicação criada por nós da agência Casa Mais, os dados eram decifrados junto com uma narrativa, realçando a importância do seu produto ao lidar com os dados.


Outra possibilidade é dar vida a imagens estáticas e fotografias, bem ao estilo do filme Harry Potter de fotos vivas, é possível que uma imagem seja escaneada, reconhecida e então “ganhe vida” com uma animação 3D personalizada e áudio binaural que posiciona o usuário no centro da ação. Isso pode ser aplicado inclusive em obras de arte.

A Realidade Aumentada
e outras aplicações

Como puderam notar as oportunidades do uso da tecnologia de Realidade Aumentada são inúmeras e infinitas. Abaixo listamos mais alguns segmentos interessantes que podemos aplicar o AR de forma lúdica e inovadora.

Varejo

Uso de aplicativos AR que utiliza o cartão da instituição para mostrar benefícios e descontos para os clientes.

Websites

Aplicando a Realidade Aumentada em site de empresas para mostrar os serviços oferecidos e suas novidades.

Treinamentos

Apontando o celular ou tablet nos marcadores pré-determinados, o colaborador pode checar um manual de instrução de um equipamento com informações visuais e textuais sobrepostas no objeto, por exemplo.

Games

Jogos em Realidade Aumentada, ao estilo Pokémon Go, para divulgar os produtos de uma marca.

Museus

Já pensou que uma obra de arte pode ganhar vida? Imagine ela interagindo com o usuário de forma animada.

Como a Realidade Aumentada ainda está em processo de crescimento no mercado brasileiro, muitas ideias estão em processo de amadurecimento e desenvolvimento. Mas sem sombras de dúvidas, essa ferramenta AR deverá oferecer cada vez mais experiências marcantes para os exigentes consumidores da atualidade.

A sua empresa tem interesse em criar a sua própria aplicação utilizando essa nova tecnologia de Realidade Aumentada? Nós da agência Casa Mais teremos o prazer em te ouvir e ajudar a criar essa campanha AR para impactar de forma satisfatória a sua marca no mercado.

Realidade Virtual

UM TOQUE DIGITAL NO MUNDO REAL

WhatsApp chat
Close Panel