Realidade Virtual cria amigos imaginários para ajudar no tratamento do câncer infantil.

Realidade Virtual cria amigos imaginários para ajudar no tratamento do câncer infantil.

Um diagnóstico de câncer é assustador para qualquer um, mas para uma criança pode ter um peso maior.

Radiação, perda de cabelo, quimioterapia e cirurgia são apenas alguns dos problemas enfrentados durante o tratamento e alguns procedimentos podem ter sequelas psicológicas irreversíveis.

Muitas crianças que passam pelo tratamento contaram que dependiam de um amigo imaginário como mecanismo de distração durante as longas internações hospitalares.

Pensando em uma forma de amenizar os impactos do tratamento, a agência RPA dos Estados Unidos juntamente com diversos estúdios de animação criou a “Sociedade dos Amigos Imaginários”, inspirado pela imaginação das próprias crianças.

O projeto consiste em 22 curtas-metragens animados em realidade virtual no qual personagens de amigos imaginários explicam cada faceta do câncer que essas crianças podem enfrentar. De “o que é câncer?” e “O que é uma ressonância magnética?” para temas carregados de emoção como “Se Sentindo Triste” e “O Retorno para a Escola”. Além dos filmes, também há uma série de bonecos, livros para colorir, revistas e pôsteres para crianças em hospitais, criados a partir de desenhos enviados por usuários.

Depois de ver o impacto positivo da campanha, a RPA está impulsionando novos ativos, incluindo mais dois filmes e um aplicativo que tira os personagens dos filmes e os coloca no ambiente hospitalar. Usando a realidade aumentada, as crianças serão capazes de obter uma “conversa estimulante” dos personagens antes de um grande procedimento ou quando estiverem se sentindo para baixo durante o tratamento.

O objetivo dos criadores é levar o projeto para as mais de 4600 crianças que são diagnosticadas anualmente com a doença e ao mesmo tempo educar e capacitar as famílias ao longo da difícil jornada do tratamento.

Os vídeos estão sendo utilizados com sucesso e já foram traduzidos para seis idiomas.

E ai? Conhece mais algum projeto incrível com VR? Conta pra gente!

WhatsApp chat
Close Panel