Realidade Virtual e os benefícios na memória.

Realidade Virtual e os benefícios na memória.

Quando se trata de ensinar, a realidade virtual tem um impacto sensorial e emocional muito maior do que as técnicas tradicionais de aprendizado, e é por isso que a tecnologia estimula a memória em um grau mais elevado.

Um estudo realizado pela universidade Maryland nos Estados Unidos identificou grandes resultados no desempenho de memórias com o uso de Realidade Virtual.

A pesquisa foi realizada por cerca de 40 pessoas que fizeram o teste com um óculos VR, no qual tinham que caminhar pelo interior de um edifício e identificar rostos de pessoas conhecidas, como atores e cantores do meio artístico.

Depois de uma pausa, foi identificado que quem utilizou os headsets VR teve uma eficácia maior na memoria, em comparação com as pessoas que só assistiram ao vídeo de maneira tradicional.

Além de apelar à nossa visão e audição, as experiências imersivas também afetam nosso senso de movimento e equilíbrio, bem como os níveis de consciência corporal. Todas essas sugestões sensoriais aumentam o vínculo emocional com a experiência e, consequentemente, a memória que o usuário terá com ela.

O outro lado da memória que também é explorado pela Realidade Virtual é o Alzheimer. Com foco em um amplo estudo sobre a doença, foi desenvolvido por pesquisadores da Alemanha o jogo Sea Hero Quest, que consiste em uma aventura no fundo do mar, com o foco em fugir de monstros marinhos enquanto se enfrenta labirintos. Pode parecer apenas diversão, mas o desempenho nas tarefas exige uma boa capacidade de memorização e orientação espacial. A ausência dessas habilidades pode mostrar indícios da doença.

O Alzheimer não tem cura, mas os desenvolvedores acreditam que o jogo possa permitir um diagnóstico mais rápido e, consequentemente, um tratamento melhor.

Atualmente, 47 milhões de pessoas no mundo todo sofrem desse mal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e que a projeção é de que esse número aumente para 130 milhões em 2050, nada mais justo do que ampliar esforços para detectar essa doença o mais cedo possível.

A realidade virtual abre uma ampla gama de oportunidade na educação, treinamento, aprendizado e saúde. A tecnologia não apenas nos permite viver experiências que normalmente estariam fora de alcance, mas também nos ajuda a aprender mais rápido.

Interessante né?

WhatsApp chat
Close Panel