Realidade Virtual é utilizada em treinamentos para Bombeiros na Austrália.

Realidade Virtual é utilizada em treinamentos para Bombeiros na Austrália.

A Realidade Virtual vem trazendo inovação e economia para os métodos de treinamento tradicionais em diversos segmentos de mercado. Isso vem acontecendo com socorristas e equipes de bombeiros na Austrália.

Pensando nisso, a Dimension Data, integradora global de tecnologia e a Flaim Systems, uma start-up imersiva de VR formaram uma parceria para criar um programa de treinamento que traduz toda veracidade de um método real.

A Austrália experimenta uma média impressionante de 54.000 focos de incêndio anualmente e os bombeiros que lidam com essas situações perigosas não precisam apenas permanecer calmos em situações potencialmente ameaçadoras à vida, mas também devem estar incrivelmente preparados para lidar com as exigências físicas do trabalho.

Os meios tradicionais para qualificação de socorristas são inseguros, caros e prejudiciais ao meio ambiente. Estima-se que milhares de litros de substancias tóxicas são desperdiçadas pelo uso de espumas especiais para combater incêndios.

A experiência VR desenvolvida pela Flaim tem como objetivo remover essas restrições e permitir que os usuários treinem com mais segurança e detalhes, em qualquer lugar e em qualquer hora.

Os instrutores podem monitorar os sinais vitais do participante, respostas fisiológicas e desempenho durante o treinamento.

O sistema Flaim inclui o óculos HTC Vive VR, uma jaqueta pesada com componentes de geração de calor, uma máscara de respiração e um sistema de feedback tátil patenteado. A capa é feita de uma fibra nano condutora, que rastreia as leituras do usuário e as transmite em tempo real na tela externa do treinador com aquecimento de até 120ºC por curtos períodos.

Todo método vem sendo aprimorado para que a experiência chegue cada vez mais perto de situações reais de incêndios.

Interessante né? Você acha que os métodos de treinamento tradicionais podem ser repaginados com a Realidade Virtual? Conta pra gente!

WhatsApp chat
Close Panel