Aplicações da realidade virtual no varejo

Aplicações da realidade virtual no varejo

Há algum tempo, a sociedade já vem incorporando novas tecnologias em seu dia a dia. A realidade virtual e aumentada já conquistaram seu espaço no mundo dos game e do entretenimento, mas será possível incorporá-las no mundo do varejo? Esse foi um tema muito explorado pelas empresas do setor durante a NRF 2017, mostrando como é possível aplicar essas tecnologias para revolucionar a experiência de compras dos clientes.

A promessa é mudar completamente a forma como os consumidores compram, facilitando todo o processo por meio da eliminação de filas nos provadores e caixas, até que não seja necessário ir à loja física. O varejo do futuro se baseia no autoatendimento.

Adriano Araújo, diretor da empresa de inteligência artificial Synphony EYC no Brasil, diz que a maioria dos grandes players de tecnologias presentes na feira apresentaram alguma solução que envolvesse esse tipo de tecnologia. E completa: “O realismo e a funcionalidade impressionam muito. Não tenho dúvidas de que essas soluções vão realmente revolucionar a forma como as pessoas se relacionam com as marcas”.

Segundo a Synphony EYC, a aplicação mais promissora para da realidade virtual é o e-commerce. Com o uso dos óculos de realidade virtual, o cliente pode passear pelo supermercado ou até mesmo experimentar roupas em uma loja de departamentos; uma experiência prática e atraente.

A realidade aumentada, por sua vez, já está sendo aplicada pelo mercado imobiliário. Ela pode ser utilizada tanto na comercialização de imóveis que ainda não foram construídos, ilustrando como ele ficará depois de pronto, quanto na área de design, possibilitando que o cliente veja como os móveis ficarão em seu ambiente, ou na criação de ambientes inteiros decorados.

Confira alguns exemplos de empresas que já investiram nessas tecnologias e algumas de suas aplicações:

  • Myer

A primeira loja de departamentos inteiramente em realidade virtual é uma parceria entre a loja australiana Myer e o e-Bay. Os clientes podem navegar pela loja no aplicativo, usando seu smartphone e um óculos VR.

  • Ikea

A compra de itens de decoração fica muito mais fácil com a experiência de realidade aumentada proporcionada pela loja. Os clientes podem ver exatamente como um produto ficaria em sua casa antes de comprá-lo de fato.

  • Supermercados

A Shelfzone criou um supermercado inteiramente em realidade virtual. Todo o processo da compra, desde a escolha do produto, comparação dos preços, até sua finalização, é feito virtualmente. Você pode também ver o que seus amigos estão comprando, ou solicitar todos os ingredientes que precisará para reparar uma receita.

  • E-commerce

No e-commerce, as possibilidades são infinitas. Uma delas, é possibilitar que o cliente veja modelos, cores e combinações de todos os produtos disponíveis em estoque.

  • Moda

A empresa chinesa New Tempo apresenta a possibilidade de um provador digital. Nesta experiência, o consumidor pode experimentar os produtos disponíveis na loja, criar diferentes combinações e compartilhá-las com seus amigos, tudo por meio de uma tela em tamanho real.

WhatsApp chat
Close Panel