SENTINDO O IMPACTO DA SEGURANÇA DO TRABALHO

Sentir os riscos é uma ótima maneira de
evitar acidentes.

Desafio

Fomos procurados para desenvolver um projeto para semana da SIPAT, com o intuíto de incentivar, de forma lúdica e tecnológica, a realização de ações que fazem parte da cultura do trabalho e que têm como propósito a prevenção de acidentes de diferentes origens, bem como o alerta sobre como pequenas precauções podem evitar grandes acidentes.

Solução

Com o uso de uma simulação de um ambiente de trabalho, a experiência colocou o usuário em algumas situações de risco. Assim, conseguimos mostrar os impactos reais nas devidas proporções, aproximando os efeitos como se  ele estivesse no local real. Por isso, a tecnologia da Realidade Virtual é muito o eficaz para treinamentos.

Assista e sinta
essa Experiência

Descrição

Sempre acompanhamos discussões sobre quais são as funções mais assertivas da Realidade Virtual. Nesse sentido, um campo que sempre destaca é o potencial que a tecnologia tem de se aproximar da realidade, o que resulta em uma melhor compreensão pelo nosso cérebro, algo muito próximo a uma experiência real. Essa forma de utilização da Realidade Virtual vem se mostrando muito útil para ensinar os profissionais sobre como lidar com alguns traumas, mas sem que exista a necessidade de um impacto real e que apresente riscos.

Neste case, o trabalhador percorre um longo percurso pelas instalações de uma obra.  Durante a jornada, ele se depara com algumas situações de risco, nas quais fica evidente a necessidade do uso de EPIs e do treinamento adequado para evitar acidentes. Por fim, fica claro que todas as medidas são importantes não só para a segurança individual, mas também para a coletiva. 

“Deu um grande

frio na barriga

uma vez que parecia muito real. Fica claro nessas horas o melhor é não arriscar né?”.

Calos Dias,

Assistente de Operações

Veja Também

Case Shopping Interlagos