TREINAMENTO EM REALIDADE VIRTUAL

A Revolução dos
Treinamentos Corporativos

Desafio

Neste projeto, desenvolvido para o Itaú Personnalité,  aceitamos o desafio de implementar um processo para  que o treinamento dos gerentes das agências físicas e digitais em todo o território nacional pudesse ser feito remotamente. Assim sendo, contamos com a ajuda de Realidade Virtual, a plataforma ideal para alcançarmos muitas conquistas significativas em relação à agilidade e à eficiência de implementação.

Solução

Com o ajuda da tecnologia de Realidade Virtual, foi construída uma narrativa com o intuito de mostrar a rotina de um gerente do banco. Dessa maneira, por meio de uma simulação de uma conversa com um cliente, o gerente em questão precisava escolher a melhor alternativa para oferecer a melhor linha crédito de investimentos, isto é, de acordo com as informações passadas pelo cliente sobre expectativas e necessidades.

Assista a
Entrevista no
Globo News

Descrição

Utilizando alguns recursos de roteirização imersiva, todas essas experiências foram contadas por meio de uma narrativa não-linear, que possibilita que o usuário em treinamento tome suas próprias decisões, bem como aceita a inserção de recursos que fazem que esse processo seja automaticamente corrigido, em tempo real, parabenizando ou alertando o usuário. E esse trabalho é feito com o propósito de que o usuário possa ter feedback direto e detalhado sobre como otimizar seus processos de trabalho no dia a dia.

O projeto atingiu resultados muito significativos, principalmente em relação ao tempo de implementação. E, vale ressaltar, sobretudo, que antes dessa ferramenta ser criada, era necessário que uma equipe inteira se deslocasse por todas as regiões do país, para que as informações chegassem a cada uma das agências. Já no modelo criado, um único representante de cada região precisa se deslocar até São Paulo, com a finalidade de receber o treinamento e 1 kit VR (óculos Samsung Gear VR + Celular + Headphone) fornecido pela Agência Casa Mais. Posteriormente, ele fica responsável por espalhar todo conhecimento adquirido para os outros gerentes das agências físicas da sua região, assim como das digitais.

Forte tendência

Por fim, em um futuro próximo, é muito provável que as agências tenham seus próprios óculos de Realidade Virtual. Sendo assim, não existe nenhuma necessidade de deslocamentos, já que é preciso apenas baixar o conteúdo via internet.

Não demorou muito para que o case chegasse à mídia, colocando em alta não só a inciativa do banco, mas também os treinamentos em VR. Por isso, conseguimos reconhecimento direto, por meio da conquista do Prêmio Efinance 2018, na categoria “Saúde e Educação”.

O nosso planejamento, então, é focar na otimização do projeto para os próximos anos, uma vez que sabemos que esse novo conceito de tecnologia imersiva ainda tem muitos outros recursos que podem ser implementados e otimizados, assim que a tecnologia for aperfeiçoada como com a chegada de novos e mais completos headsets no mercado.

"A gente imaginava fazer um treinamento em um tempo que está sendo reduzido por

5X"

Bruno Stein

Superintendente em Gestão de Patrimônio de Produtos de Investimentos do Itaú Unibanco

"Muitos dos Gerentes são jovens e, em sala de aula, se dispersam. Com a Realidade Virtual, em

15 min

conseguem absorver e reter um conceito novo"

Felipe Wey

Diretor do Itaú Personnalité

Destaque na Mídia

Revista Exame

Como o Itaú cortou tempo e custo do treinamento de seus gerentes.

Globo News

Empresas usam realidade virtual para treinamento de profissionais.

Prêmio Efinance 2018

Projeto premiado na categoria de “Educação e Treinamento”

Veja Também

Case XP Investimentos