TREINAMENTO EM VR

Um Novo Modelo para Treinamentos Corporativos

Neste projeto desenvolvido para o Itaú Personnalité, tivemos o desafio de implementar o processo de treinamento dos gerentes das agências física e digital em todo o território nacional, para isso contamos com a ajuda de Realidade Virtual, que foi a plataforma ideal para alcançarmos conquistas significativas em agilidade e eficiência de implementação.

"A gente imaginava fazer um treinamento em um tempo que está sendo reduzido por

5X"

Bruno Stein

Superintendente em Gestão de Patrimônio de Produtos de Investimentos do Itaú Unibanco

"Muitos dos Gerentes são jovens e, em sala de aula, se dispersam. Com a Realidade Virtual, em

15 min

conseguem absorver e reter um conceito novo"

Felipe Wey

Diretor do Itaú Personnalité

Com o ajuda da tecnologia de Realidade Virtual, foi construído uma narrativa de rotina de uma gerente do banco, simulando uma conversa com um cliente, a gerente em questão deveria escolher qual seria a melhor alternativa para que pudesse oferecer a melhor linha crédito de investimentos de acordo com as informações que seu cliente ia lhe informando suas expectativas e necessidades.

Utilizando alguns recursos de roteirização imersiva, todas essas experiências foram contadas através de uma narrativa não-linear, que possibilita que o usuário em treinamento tome suas próprias decisões, com a inserção de recursos que fazem que esse processo seja automaticamente corrigido em tempo real, parabenizando ou alertando o usuário que passa a ter um feedback direto e detalhado de como otimizar seus processos de trabalho no dia-a-dia.

O projeto atingiu resultados muito significativos, principalmente quanto ao seu tempo de implementação, onde antes era necessário que uma equipe inteira se deslocasse por todas as regiões do país, para que as informações chegassem a cada uma das agências.

Neste modelo, um único representante de cada região precisou se deslocar até São Paulo para receber o treinamento e receber 1 kit VR (óculos Samsung Gear VR + Celular + Headphone) fornecido pela Casa Mais, ficando assim responsável por espalhar todo conhecimento adquirido com os outros gerentes de agências físicas e digitais de sua região.

Em um futuro próximo, estima se que as agências já tenha seus próprios óculos de Realidade Virtual, assim não haverá nenhuma necessidade de deslocamentos, sendo necessário apenas baixar o conteúdo via internet.

Não demorou muito para que este case chegasse a mídia, colocando em alta a pauta sobre treinamento em VR, o que nos trouxe reconhecimento direto com a conquista do prêmio Efinance 2018, na categoria “Saúde e Educação”.

O Plano agora é focar na otimização do projeto para os próximos anos, pois sabemos que esse novo conceito de tecnologia imersiva ainda tem muitos outros recursos que podem ser implementados e otimizado assim que a tecnologia for se aperfeiçoando com a chegada de novos e mais completos headsets no mercado.

Revista Exame

Como o Itaú cortou tempo e custo do treinamento de seus gerentes.

Globo News

Empresas usam realidade virtual para treinamento de profissionais.

Prêmio Efinance 2018

Projeto premiado na categoria de “Educação e Treinamento”
Close Panel