TREINAMENTO EM REALIDADE VIRTUAL

A Revolução dos
Treinamentos Corporativos

Desafio

Implementar o processo de treinamento em um formato inovador aos gerentes das agências física e digital do banco em todo o território nacional. Este treinamento deveria trazer agilidade e melhorias de aprendizado que envolvessem diferentes aspectos, como postura comportamental com o cliente, conhecimento dos produtos e alinhamento entre a equipe de trabalho.

Solução

Com o ajuda da tecnologia da Realidade Virtual, foi construída uma narrativa imersiva de rotina de uma gerente do banco em 3° pessoa, simulando uma conversa com um cliente, a gerente em questão deveria escolher qual seria a melhor alternativa para que pudesse oferecer a melhor linha crédito de investimentos de acordo com as informações que seu cliente ia lhe informando suas expectativas e necessidades.

Assista a
Entrevista no
Globo News

Descrição

Na criação de um aplicativo em Realidade Virtual, desenvolvemos uma roteirização imersiva, onde todas essas experiências foram contadas através de uma narrativa não-linear, que possibilitou que o usuário em treinamento tomasse as suas próprias decisões, com a inserção de recursos que fazem que esse processo seja automaticamente corrigido em tempo real, parabenizando ou alertando o usuário que passa a ter um feedback direto e detalhado de como otimizar seus processos de trabalho no dia-a-dia.

O projeto em Realidade Virtual atingiu resultados significativos, principalmente quanto ao seu tempo de implementação, onde antes era necessário que uma equipe inteira se deslocasse por todas as regiões do país, para que as informações chegassem a cada uma das agências.

Neste modelo, um único representante de cada região precisou se deslocar até São Paulo para receber o treinamento e cada um receber 1 kit de Realidade Virtual (óculos Samsung Gear VR + Celular + Headphone) fornecido pela agência Casa Mais, ficando assim responsável por espalhar todo conhecimento adquirido com os outros gerentes de agências físicas e digitais de sua região. A ação aconteceu durante 4 meses com mais de 25 óculos VR para todos os gerentes do banco, sem contar o suporte full time que nós concedemos via telefone e whatsapp para eventuais problemas no manuseio do headset VR no período da ativação.

Um diferencial do aplicativo em Realidade Virtual criado, foi a mensuração de resultados de cada colaborador. No final do vídeo 360, inserimos um QUIZ com 5 perguntas, onde cada um respondiam as perguntas no próprio óculos VR e gerava um relatório detalhado, para acompanhando dos erros e acertos de cada um.

Em um futuro próximo, estima se que as agências já tenham seus próprios óculos de Realidade Virtual, assim não haverá nenhuma necessidade de deslocamentos dos gerentes até São Paulo, sendo necessário apenas baixar o conteúdo VR nas lojas Google Play e App Store do banco.
Não demorou muito para que este “case” chegasse a mídia, colocando em alta a pauta sobre treinamentos em Realidade Virtual, o que nos trouxe reconhecimento direto com a conquista do prêmio Efinance 2018, na categoria “Saúde e Educação”.

O Plano agora é focar na otimização do projeto VR para os próximos anos, pois sabemos que esse novo conceito de tecnologia imersiva ainda tem muitos outros recursos que podem ser implementados e otimizados, assim que a tecnologia for se aperfeiçoando com a chegadas de novos e mais completos headsets no mercado.

"A gente imaginava fazer um treinamento em um tempo que está sendo reduzido por

5X"

Bruno Stein

Superintendente em Gestão de Patrimônio de Produtos de Investimentos do Itaú Unibanco

"Muitos dos Gerentes são jovens e, em sala de aula, se dispersam. Com a Realidade Virtual, em

15 min

conseguem absorver e reter um conceito novo"

Felipe Wey

Diretor do Itaú Personnalité

Destaque na Mídia

Revista Exame

Como o Itaú cortou tempo e custo do treinamento de seus gerentes.

Globo News

Empresas usam realidade virtual para treinamento de profissionais.

Prêmio Efinance 2018

Projeto premiado na categoria de “Educação e Treinamento”

Veja Também

Case XP Investimentos

WhatsApp chat
Close Panel