EM REALIDADE VIRTUAL

Treinamentos em Realidade Virtual ajuda a melhorar performance dos colaboradores

Já imaginou oferecer um treinamento para os seus colaboradores e conseguir acompanhar os resultados de desempenho de cada um, em tempo real, por meio de gráficos e planilhas? Com os treinamentos em Realidade Virtual desenvolvidos por nós, da agência Casa Mais, isso já é possível.

A tecnologia VR permite simular situações do cotidiano de trabalho e dar aos avaliadores uma visão das etapas de desenvolvimento de cada um dos participantes. Dessa forma, é possível auxiliar a identificar os pontos em que eles precisam melhorar sua eficiência.

Uma solução adequada

Os treinamentos corporativos são práticas comuns nas grandes empresas, não apenas para melhorar a performance do colaborador como também para promover a cultura organizacional. São, ainda, ótimos aliados na prevenção de riscos aos profissionais de determinadas áreas. A fim de otimizar esses treinamentos, a Realidade Virtual tem sido adotada como a mais nova ferramenta de Recursos Humanos para a capacitação dos novos e antigos colaboradores.

Benefícios dos treinamentos em Realidade Virtual:

Como funciona?

Ao receber uma demanda, nossa equipe analisa a necessidade do cliente e sugere qual é o melhor conteúdo VR a ser utilizado, seja na criação de um vídeo em 360 graus, seja no desenvolvimento de um game em Realidade Virtual.

O nosso objetivo principal é criar um treinamento totalmente colaborativo, além de divertido e lúdico para os seus profissionais. Para que esse objetivo seja atingido, criamos um roteiro imersivo e que permite que os colaboradores vivenciem o dia a dia de trabalho em um ambiente virtual. Toda essa experiência é moldada com a finalidade de possibilitar o aprendizado de situações difíceis, mas sem a necessidade de provocar incidentes perturbadores.

Resultados

Posteriormente, logo que o treinamento acaba, cada colaborador responde algumas perguntas em um “QUIZ” elaborado pelos próprios avaliadores. Por fim, geramos um relatório, em tempo real, com as estatísticas de desempenho de cada um, por meio da nossa plataforma. Dessa maneira, a equipe de Recursos Humanos consegue avaliar as principais carências dos seus profissionais.

Além disso, a tecnologia VR permite que os colaboradores consigam reter o conteúdo com maior facilidade, como resultado da imersão total, por meio do uso de óculos de Realidade Virtual. Por isso, trata-se de uma ferramenta poderosa para o RH das empresas.

A tecnologia VR também é uma forte aliada das CIPAS (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), sobretudo nas indústrias ou em áreas que oferecem riscos aos profissionais.  Isso ocorre, principalmente, porque os treinamentos podem ser direcionados ou reforçados para o correto uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI.

Além de cursos com foco na segurança, os analistas de Recursos Humanos também podem contar com a ferramenta para realizar a integração de novos colabores, bem como para promover a cultura empresarial dentro das organizações. Isso porque a tecnologia VR é inovadora e tem a capacidade de manter o interesse dos aprendizes. Dessa forma, cada vez mais empresas estão interessadas neste tipo de serviço, o que resulta na tendência de aplicação no dia a dia dos colaboradores.

Tendência

Os treinamentos em Realidade Virtual também são comuns no exterior. A maior rede de varejo norte-americana, o Walmart, foi a pioneira mundial na utilização da tecnologia VR. Neste case, a companhia utilizou cenários virtuais para simular situações de alta complexidade, com a finalidade de treinar a capacidade de solução dos lojistas. A ideia foi evidenciar para eles atenção necessárias às situações, bem como chamara a atenção para as boas práticas e, por fim, melhorar o atendimento ao público e disseminar o jeito “Walmart” de atender.

Por meio do acompanhamento desse mercado, assim como do registo de aumento de demanda por esse tipo de serviço, A agência Casa Mais, pioneira na produção de vídeos de Realidade Virtual, tem como clientes empresas multinacionais de diferentes segmentos, a exemplo do Itaú, da Sanofi e da Accor Hotéis, entre outras.

Case Itaú Personnalité

Treinamentos em Realidade Virtual