Tumba da Rainha Nefertari já pode ser visitada em Realidade Virtual

Tumba da Rainha Nefertari já pode ser visitada em Realidade Virtual

Uma nova experiência de realidade virtual permitirá um passeio direto para a tumba de 3.000 anos da rainha egípcia, Nefertari.

Conhecida como a esposa favorita de Ramsés II, teve um túmulo construído para garantir a ela um lugar real na vida após a morte. Especialistas dizem que a rainha era uma intelectual reverenciada em seu tempo, e fez importantes contribuições diplomáticas e estratégicas para o reino.

A nova experiência VR recentemente lançada na Steam Store e Viveport combina a digitalização 3D e fotogrametria para capturar o interior da tumba com grandes detalhes.

A Experius VR se juntou ao Curiosity Stream para documentar a antiga tumba que fica no Vale das Rainhas do Egito.

A fotogrametria requer milhares de fotos e digitalizações para criar modelos 3D mais realistas. Usando essa técnica, os especialistas foram capazes de documentar a obra de arte incrivelmente bem preservada em todo o túmulo, que veio a ser conhecido como a “Capela Sistina” do Antigo Egito.

A turnê VR mostra a tumba da rainha Nefertari de uma forma nunca vista em um século, com lâmpadas de óleo, sem luz artificial, exceto pelas lanternas de mão, dando a sensação de que você está realmente descobrindo essa experiência longe dos grupos de turistas modernos.

Toda a iluminação foi gravada em tempo real e otimizada para VR permitindo que o ambiente seja usado em inúmeros projetos e cenários diferentes, de acordo com a Experius VR a qualidade de textura extremamente altas usando algumas técnicas e softwares avançados, o que permitiu realmente ampliar os limites do que podemos alcançar visualmente.

O grande intuito do projeto é preservar a tumba, que com o passar dos anos fica fragilizada com danos de fungos, bactérias, terremotos e visitações.

Devido a essa iniciativa, independentemente do que acontecer com a tumba da vida real, sempre teremos uma versão totalmente explorável que pode ser apreciada para as gerações futuras, graças a Realidade Virtual.

WhatsApp chat
Close Panel