Walmart está usando Realidade Virtual para avaliar e promover seus funcionários

Walmart está usando Realidade Virtual para avaliar e promover seus funcionários

A Realidade Virtual não é nenhuma estranha para o Walmart. Ano passado, a companhia lançou um programa de treinamento para seus funcionários em VR, que foi um sucesso nos Estados Unidos. Agora, estão trazendo a tecnologia para mais perto do coração da empresa, usando-a para determinar se seus gerentes de loja têm o necessário para se tornarem líderes corporativos.

Como dito em um entrevista para o Wall Street Journal, o Walmart fez uma parceria com a startup Strivr para criar um sistema de avaliação de habilidades que vai ajudar a companhia a promover seus funcionários de nível médio.

O candidato à promoção coloca os óculos de Realidade Virtual e, por meio dos vídeos 360 graus, é testado para ver como responde a uma variedade de situações, que vão de clientes irritados, à empregados preguiçosos. Segundo o Wall Street Journal o programa testa as qualidades, as fraquezas e o potencial dos funcionários, e está sendo implantado nas lojas com o objetivo de ajudar a determinar quais pessoas receberão aumento e quais serão rebaixadas.

Apesar de soar meio distópico, um teste compreensivo e imparcial poderia ajudar a reduzir preconceitos no processo de contratação da empresa. Segundo Beth Nagel, gerente de recursos humanos do Walmart em Pittsburgh, o programa em Realidade Virtual é “um ponto crucial do processo, mas não um desqualificador”, foi criado para auxiliar no processo como mais uma ferramenta.

“O que estamos tentando fazer é entender a capacidade individual dos funcionários, de um ponto de vista de liderança, e como eles veem cada situação isolada”, disse Drew Holler, vice-presidente sênior de experiências associadas da Walmart.

O mais surpreendente é que o programa em Realidade Virtual já foi aplicado e já ajudou a promover mais de 10 mil funcionários; segundo o Wall Street Journal, o Walmart está procurando gerentes melhores para tentar diminuir o número de funcionários e os gastos com isso.

Quer desenvolver seu projeto em Realidade Virtual? Entre em contato conosco pelo site agenciacasamais.com.br ou pelo telefone: (11) 3467 – 1985.

WhatsApp chat
Close Panel